A seleção portuguesa feminina de sub-20 de andebol garantiu hoje o apuramento para a ‘main round’ (fase principal) do Campeonato do Mundo, a decorrer em Skopje, na Macedónia do Norte, com um triunfo por 44-25 frente ao Uzbequistão.

Portugal, que na ronda inaugural tinha vencido a Guiné Conacri (32-18), encerra no sábado a fase preliminar do torneio com Montenegro, numa partida em que estará em disputa o primeiro lugar do Grupo G e a passagem com pontos à ‘main round’.

“Fizemos um jogo em que assegurámos mais uma vez aquilo que era fundamental – a vitória – e, desde já, o apuramento para a próxima fase”, disse o selecionador nacional José António Silva aos canais de comunicação da Federação de Andebol de Portugal (FAP).

José António Silva, de 59 anos, mostrou-se cauteloso quanto ao próximo adversário, o Montenegro, considerando ser uma equipa forte com um andebol muito agradável e interessante, para além de possuir duas ou três jogadoras de muita qualidade.

“Agora sim, vamos acertar alguns aspetos estratégicos porque os problemas com que nos vamos deparar são muito diferentes e muito mais complicados”, considerou o selecionador.