A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou hoje a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial.
Bárbara Timo, de 30 anos, bateu na final a britânica Lucy Renshall, 14.ª do ranking mundial, com um ‘wazari’ aos 24 segundos do ‘golden score’, depois de um combate muito equilibrado que chegou fim dos quatro minutos regulamentares sem pontuações.
Antes, a judoca portuguesa eliminou a israelita Inbal Shemesh, 51.ª do ranking, por ‘ippon’, em menos de 30 segundos, na primeira ronda, Gankhaich Bold 22.ª da hierarquia, na segunda, depois da mongol ter sido penalizada com o terceiro ‘shido’ a menos de 30 segundos do final.
Nos quartos de final, Timo derrotou a espanhola Cristina Cabana Perez, 23.ª do ‘ranking’, por ‘ippon’, num combate que durou um minuto e 20 segundos, e na luta pelo acesso à final, impôs-se a Angelika Szymanska, vice-campeã europeia de sub-23, após três minutos de ‘golden score’, por acumulação de ‘shidos’ da polaca.
A judoca, nascida no Brasil e que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, voltou este ano a competir na categoria -63kg, na qual já tinha estado até aos 21 anos, depois de ter conquistado vários títulos nos -70kg, entre os quais o de vice-campeã mundial e o bronze nos campeonatos europeus.
Na categoria -48 kg, Catarina Costa terminou na quinta posição, depois de ter perdido na luta pelo bronze com a francesa Bladine Pont, por ‘ippon’.
Catarina Costa estreou-se na segunda ronda frente à espanhola Mireia Lapuerta Comas, num combate equilibrado que durou mais de 10 minutos (06:33 de golden score), e que venceu com um ‘wazari’.
Nos quartos de final, a portuguesa cedeu por ‘ippon’ contra a 16ª do ranking mundial Milica Nikolic, e na repescagem, enfrentou a segunda sérvia da categoria, Andrea Stojadinov, atual vice-campeã europeia, que venceu por ‘ippon’.
Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-73 kg) e João Crisóstomo (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, apesar de vários combates equilibrados, em que os pontuaram ou chegaram ao ‘golden score’.
No domingo entram em prova os judocas lusos Rochele Nunes (+78 kg), e Anri Egutidze (-90 kg).
A competição reúne 283 Atletas, entre os quais nove portugueses, (118 Femininas e 165 Masculinos) em representação de 46 países.
Comentários