Cerca de 2.000 atletas e mais 250 crianças vão disputar a 7.ª edição dos Trilhos do Paleozoico, que vai decorrer neste sábado e domingo nas serras de Valongo, anunciou esta sexta-feira a câmara do distrito do Porto.

Com partida e chegada no Largo de Centenário, em Valongo, a prova que decorrerá no domingo está distribuída por três percursos, sendo a primeira o Ultra Trilhos, numa extensão de 48 quilómetros, seguindo-se os Trilhos de Paleozóico (23 Kms) e os Mini-Trilhos e a Caminhada, num percurso de 12 kms.

No sábado, na Aldeia de Couce, decorrerá o Trilho dos Pequeninos.

Primeira prova do Circuito Trilhos de Valongo 2019 é também pontuável para o Circuito Nacional Ultra Trail Série 150, Circuito Nacional Trail Série 100 e também para o Mont Blanc, servindo ainda como de observação para a formação da seleção nacional de trail.

Realizada em pleno Parque das Serras do Porto, esta prova consiste em percorrer a pé trilhos e caminhos nas serras de Santa Justa, Pias e Castiçal, com "grande parte do percurso a passar dentro do Parque Paleozóico de Valongo", explica a nota de imprensa da autarquia.

"O parque é reconhecido internacionalmente pela sua riqueza fossilífera, onde se destacam as trilobites, as plantas e animais de espécies raras, como fetos e as salamandras-lusitânicas, e pelas antigas minas de ouro outrora exploradas pelos romanos", acrescenta o documento.

Este evento de trail running é coorganizado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta e pela Câmara de Valongo, tendo como diretor de prova o ultramaratonista Luís Pereira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.