A portuguesa Jessica Inchude classificou-se na terça-feira na quinta posição do concurso do lançamento do peso do 'meeting’ de Nehvizdy, na República Checa, com a marca de 18,33 metros.

A prova, do circuito mundial de atletismo em pista coberta, foi vencida pela canadiana Sarah Mitton, líder mundial do ano, que atirou a 19,29 metros.

Nas posições seguintes classificaram-se a neerlandesa Jessica Schilder, a sueca Fanny Roos e a alemã Sara Gambetta, todas candidatas ao pódio nos Europeus 'indoor' de Istambul, em março.

Jessica Inchude ficou a apenas um centímetro do seu recente recorde pessoal, de 18,34 metros, conseguido há dois dias em Satra, Estocolmo, num concurso em que foi vencedora a jamaicana Danniel Thomas-Dodd.

No 'ranking' mundial do ano, Inchude é a 10.ª posicionada e sexta europeia, com outra portuguesa, Auriol Dongmo, a ser a quarta, e melhor europeia da temporada até ao momento, com os 18,90 metros com que venceu em Karlsruhe, Alemanha, em 27 de janeiro.

As duas atletas já tinham mínimos para os Europeus de Istambul, que confirmaram amplamente nos últimos dias.

Na lista europeia, Dongmo é a primeira, Schilder a segunda, Roos a terceira, Gambetta a quarta, a neerlandesa Jorinde van Klinken a quinta e Inchude a sexta.