Nove jovens atletas portugueses, que estão neste momento a lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos de 2020, vão ser apoiados por uma cadeia de supermercados de forma a poderem “cumprir o sonho” de chegar a Tóquio.

Diana Durães e Alexis Santos, da natação, Jorge Fonseca e Maria Siderot, do judo, Marta Pen e Samuel Barata, do atletismo, Francisca Laia e David Varela, da canoagem, e Melanie Santos, do triatlo, são os nove atletas que integram o projeto Lidl Stars, uma iniciativa que visa apoiar jovens atletas na sua caminhada rumo aos próximos Jogos Olímpicos e que envolve a participação nas grandes provas nacionais e internacionais.

O apoio, que se vai estender até dezembro de 2020, contempla a criação de uma bolsa para o financiamento das necessidades individuais de cada atleta, tais como propinas escolares e material desportivo ou de competição, assim como vales de compras mensais e acesso a formações.

O campeão olímpico Carlos Lopes, um dos padrinhos deste projeto, destacou a importância deste tipo de apoios a uma “geração de valor acrescentado para o desporto nacional”, lembrando que para se chegar ao topo é necessária “vontade, perseverança, capacidade de trabalho e muita fome de vencer”.

Naide Gomes, ex-atleta olímpica e madrinha deste projeto, considerou que estes nove jovens atletas são uns “sortudos” por contar com esta ajuda e deixou um conselho.

“Já têm a base de apoio, por isso agora têm tudo para estarem focados e concentrados no vosso objetivo. Isso é determinante para alcançar grandes resultados e chegar longe”, afirmou.

Marta Pen, que recentemente bateu o recorde nacional da milha, é uma das atletas que vai ser apoiada por este projeto e acredita que o objetivo que está na sua base é a mentalidade certa para fazer crescer o desporto português.

“Este ano vou dedicar-me a 100% ao atletismo, vou assumir a carreira como profissional e um projeto como este faz-me pensar que essa mudança e esse investimento fazem todo o sentido, pois teremos também um papel social a desenvolver junto das pessoas. Acredito que assim poderemos ter voz e um papel mais ativo, não aparecer apenas de quatro em quatro anos e ser avaliados somente pela performance num determinado momento, o que por vezes é muito ingrato”, explicou a atleta, que a nível pessoal quer rapidamente baixar a barreira dos quatro minutos aos 1.500 metros.

Alexis Santos, a par de Diana Durães, é o representante da natação no grupo e está confiante de que vai voltar a repetir a presença nos Jogos Olímpicos, depois da participação no Rio de Janeiro, em 2016.

“Vou estar em campeonatos do mundo e campeonatos da Europa, e esses patamares são importantíssimos. O objetivo final serão os Jogos Olímpicos, mas cada uma dessas etapas é importantíssima para lá chegar na melhor forma possível”, sublinhou o detentor do recorde nacional dos 200 metros estilos, que destacou ainda a importância do apoio de que estes atletas vão ser alvo.

De acordo com Alexis Santos, “o apoio é quase nulo no desporto e, na maioria das vezes, só acontece quando os atletas chegam a um nível de topo e não quando mais é necessário”.

“Por isso, julgo que esta iniciativa tem grande valor, numa fase em que estamos à procura de chegar ao nosso melhor nível”, frisou o nadador.

David Varela, canoísta do Sporting, é outro dos membros do grupo que o LIDL vai apoiar e acredita que pode contribuir para que a canoagem continue a dar grandes alegrias aos portugueses.

“A canoagem tem trazido grandes resultados a Portugal e pessoalmente encaro isso como uma responsabilidade extra para estar ao meu melhor nível”, disse o atleta de 24 anos, assumindo que Fernando Pimenta e Emanuel Silva são dois dos seus ídolos e que espera “seguir os seus passos na canoagem e, se possível, ser ainda melhor”.

Para Filipa Appleton, diretora de marketing do LIDL, este projeto é uma “aposta nos valores nacionais e na portugalidade” através da qual a marca pretende apoiar os desportistas mais promissores, dando assim “maior visibilidade ao desporto jovem nacional”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.