Portugal conquistou três medalhas de ouro, uma individual e duas por equipas, na 6.ª edição dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato para Deficientes Intelectuais, que começou hoje em Épernay, França.

Na prova feminina, a atleta Cátia Almeida conquistou o ouro e Cláudia Santos o bronze. O quinto lugar de Maria Graça Fernandes permitiu a Portugal alcançar o ouro por equipas, batendo a atual campeã do mundo, a França.

Em masculinos, Portugal também ganhou o ouro por equipas, graças aos resultados combinados de Cristiano Pereira (medalha de prata), de Samuel Freitas e de Vítor Pleno, com um quarto e um sexto lugar.

O selecionador nacional da categoria, José Costa Pereira, considerou que a prestação portuguesa no primeiro dia foi "sublime", mas algo surpreendente devido à vitória por equipas em femininos.

«Se nos masculinos a vitória coletiva já era esperada, porque somos campeões do mundo e da Europa em título, (...) já nas senhoras inicialmente existia algum ceticismo dada a qualidade da adversária francesa, mas as atletas portuguesas mostraram a garra lusitana e foram superiores», afirmou o selecionador, citado numa nota da federação.

José Costa Pereira também considerou «surpreendente» ver o atleta Cristiano Pereira a lutar e a conquistar uma medalha de prata frente a campeões paralímpicos.