Treze atletas lusófonos estão entre os 6.000 que vão participar no domingo na 32.ª edição da Maratona Internacional de Macau, que este ano conta pela primeira vez com um circuito fechado ao trânsito, anunciou hoje a organização.
Os portugueses Bruno Fraga e Bruno Paixão vão participar na maratona, enquanto Miguel Ribeiro vai correr na meia maratona, a par de Elisabete Lopes, vencedora no ano passado da prova feminina, sendo a delegação portuguesa este ano liderada pela antiga campeã olímpica Fernanda Ribeiro, que está pela primeira vez presente na competição em Macau.
Além destes quatro portugueses, o evento da Região Administrativa Especial chinesa contará com a participação de outros nove atletas de países e territórios membros da ACOLOP - Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa -, nomeadamente dois do Brasil, dois de São Tomé e Príncipe, outros dois de Cabo Verde, dois de Timor-Leste e um da Guiné-Bissau.
Os brasileiros Eliesio Silva e Lucicleide Assis vão correr na maratona e os restantes na meia maratona.
Gil Quintas e D'Jamila Tavares vão correr com as cores de São Tomé e Príncipe na meia maratona, Augusto Soares e Hatercia Maia com as de Timor-Leste, Elídio Varela Freire e Crisolta Rodrigues Silva com as de Cabo Verde e Alexandre Djata com as da Guiné-Bissau.
A maratona, assim como a meia e a minimaratona (4,2 quilómetros) estão agendadas para domingo a partir das 05:00 locais (21:00 de sábado em Lisboa) e têm partida e chegada no estádio de Macau, na ilha da Taipa.
A competição conta este ano, pela primeira vez, com o circuito fechado ao trânsito e com largadas em horários diferentes para as três provas, situação justificada hoje pela organização em conferência de imprensa com o elevado número de participantes.
De acordo com a organização, as vagas disponíveis para a competição esgotaram nas duas semanas seguintes à abertura das inscrições.
A maratona, que conta com a participação de cerca de mil atletas, tem início agendado para as 05:00, enquanto a meia maratona, com dois mil participantes, começa meia hora depois, e a minimaratona, em que vão correr três mil pessoas, arranca às 05:45.
O melhor tempo da maratona de Macau é 2:12.49 horas, obtido em 2011 pelo queniano Stephen Chemlany.
O vencedor terá direito a um prémio no valor de 20 mil dólares (14.700 euros), sendo que o total de prémios da edição deste ano da Maratona Internacional de Macau atinge 187 mil dólares (137.400 euros).
Os três primeiros classificados masculinos e femininos da maratona internacional e outros dois escolhidos aleatoriamente entre o quarto e o 10.º classificado serão submetidos ao controlo antidoping após a prova.
Comentários