Vasco Vilaça classificou-se no último sábado no quinto lugar na Super League Triathlon, evento disputado em Londres, vencendo mesmo uma das três rondas desta prova, disputada sem público e com recurso a meios virtuais.

O triatleta português, atual vice-campeão do mundo, só ficou atrás do belga Marten van Riel (27 pontos), do alemão Jonas Schomburg (24) e dos britânicos Alex Yee e Jonathan Brownlee (23), totalizando 18 pontos.

Para evitar contactos e cumprir com normas de segurança sanitária ditadas pela pandemia de covid-19, a competição foi toda realizada de forma virtual e em recintos sem público e com a presença mínima de pessoas.

O segmento de natação decorreu na piscina olímpica do Centro Aquático do Parque Olímpico Rainha Elizabeth, enquanto a prova de ciclismo foi feita com recurso a equipamento estático. Já a corrida, foi feita de forma virtual com recurso à plataforma de treino Zwift, em passadeira, recriando um percurso urbano com algum desnível.

Neste modelo, as distâncias a percorrer foram especialmente reduzidas - 200 metros de natação, quatro quilómetros de bicicleta e um quilómetro de corrida, em cada uma das três rondas.

A qualificação olímpica para o triatlo está suspensa, só devendo ser reatada em maio, com o regresso do circuito mundial da modalidade.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.