Duplantis, a estrela maior destes campeonatos, e um dos poucos estrangeiros reconhecidos pelo público chinês, teve desta feita um pouco mais de oposição, já que o grego Emmanouil Karalis foi brilhante segundo, com 6,05 metros.
O português conseguiu o 18.º melhor tempo (7.81) das cinco séries das eliminatórias, o que lhe permitiu avançar para as semifinais, apesar de ter terminado em quinto na primeira série.
Abdel Larrinaga, com 7,74 na presente época, é o quinto mais rápido na sua série de 60 metros barreiras, em que avançam diretamente quatro para as semifinais.
As duas atletas do Sporting falharam, assim, o pódio, preenchido pela canadiana Sarah Mitton, ouro, com 20,48 metros, a neerlandesa Jessica Schilder, prata, com 20,07, e a norte-americana Chase Jackson, bronze, com 20,06.
Atleta portuguesa garantiu nos últimos segundos o acesso à final dos 1.500 metros em pista curta, nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, em Nanjing, China.
A atleta portuguesa esteve em penúltimo lugar durante a maior parte da prova, mas arrancou nos últimos 200 metros, ultrapassando rivais do Uganda, Itália, Etiópia e Quénia, antes de cortar a meta.
Armand Duplantis, que há muito compete apenas contra si próprio, é uma das grandes estrelas dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista curta, na China.
Apontar para mais medalhas é agora mais 'complicado', com a entrada em cena de atletas dos Estados Unidos e africanos, mas Salomé Afonso e Isaac Nader (1.500 metros) e Auriol Dongmo (lançamento do peso) podem estar na luta pelos pódios.
Entre os atletas presentes estão os portugueses Isaac Nader, Abdel Larrinaga, Gerson Baldé, Auriol Dongmo, Jessica Inchude, Patrícia Silva e Salomé Afonso.
Portugal despediu-se com duas medalhas, um dia depois de Jessica Inchude ter repetido a vitória de 2023 no peso, ficando no 14.º lugar da classificação coletiva, com 19 pontos.
Mariana Machado igualou o número de triunfos nos Nacionais de corta-mato curto da recordista Anália Rosa, que tinha vencido, entre 2000 e 2006, cinco das primeiras sete edições da prova.
Todos os seis lançamentos que a atleta portuguesa fez serviam para conseguir o primeiro lugar, abrindo o concurso com 18,71 metros, conseguindo nos seguintes 18,74, 19,03, 18,67 e 18,69, antes de terminar com os 19,21.
O atleta de 28 anos é acusado pela UIA de “evitar, recusar ou não se submeter à coleta de amostras”, facto que lhe poderá custar uma pena até quatro anos.
Em 13 de janeiro último, o atleta, de 31 anos, rescindiu o contrato com os ‘encarnados’, que era válido até ao fim dos Jogos Los Angeles2028, alegando divergências irreconciliáveis.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.