mar Elkhatib conseguiu passar para a final dos 400 metros, os saltadores André Pimenta e Pedro Pires estarão na final do comprimento, enquanto Mariana Pestana assegurou vaga para a final do lançamento do martelo.
Os portugueses voltam a competir na sexta-feira e Igor Oliveira é o primeiro a entrar em ação para disputar a semifinal dos 400 metros T2, às 10:06m (hora de Portugal). Depois à tarde, às 19:00, é a vez de Sara Araújo disputar a qualificação dos 100 metros T12.
Semenya, que conquistou a medalha de ouro na prova dos 800 metros dos Jogos Olímpicos de 2012 foi impedida de participar em várias competições, por recusar submeter-se a tratamentos para a redução de testosterona.
A seleção portuguesa, constituída por 10 atletas, dos quais seis mulheres, junta experiência e juventude, com quatro dos participantes a estrearem-se em competições mundiais seniores.
A cubana abandonou a seleção cubana no 'meeting' de Castellon, Espanha, em 14 de junho, fixando-se poucos dias depois em Portugal, já com a camisola do Torreense. Pela equipa de Torres Vedras, já ganhou três provas.
Titus Ekiru, que não compete internacionalmente desde novembro de 2021, igualou, então, o registo de Denis Kimetto, em 2014, então recorde do mundo da maratona, batido, entretanto, duas vezes, pelo queniano Eliud Kpichoge, em 2018 e 2022.
A chuva afetou a qualidade de todas as provas e a volta à pista não foi exceção, com o recordista luso a registar somente 45,66 segundos, a mais de segundo e meio do seu recorde nacional.
Denia Caballero é o mais recente caso de atletas de elite de Cuba que chegam a Portugal, um fluxo em que o caso mais mediático é o do triplista Pedro Pichardo.
As ‘Super Halfs’ são um circuito internacional de meias-maratonas de que faz parte a Meia Maratona de Lisboa, e que leva os atletas a correrem também nas cidades de Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência.
Rúben Antunes foi segundo, com 70,72 metros, em prova vencida pelo francês Enguerrand Decroix Tetu, que chegou aos 73,83. O martelista luso ficou a pouco mais de um metro do seu recorde pessoal.
Portugal soma até ao momento nove pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, três pratas e três bronzes, além de outros dois ‘metais’ já assegurados, no muaythai.
Portugal sai de Chorzow com três pódios, o ouro de Auriol Dongmo no lançamento do peso e as pratas de João Coelho (400 metros) e Isaac Nader (1.500 metros), além da permanência entre a elite assegurada.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.