O 1.º de Agosto derrotou esta terça-feira, o Petro de Luanda por 91-76, na partida referente a segunda-mão da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.

Numa partida disputada no Pavilhão Multiusos do Kilamba, as duas formações procuravam encontrar-se nos aspetos ofensivos sendo os petrolíferos mais ousados nalgumas situações com Childe Dundão a terminar o primeiro período com um triplo em cima do apito final, dando vantagem ao conjunto do Eixo-viário, por escassos 22-21.

No início do quarto seguinte o técnico tricolor Lazare Adingono foi expulso por contestar a decisão da arbitragem, condição que influenciou o desempenho dos seus pupilos, deixando assim os militares tomarem as rédeas do desafio no sector ofensivo face a experiência do adversário, levando a melhor ao intervalo por 43-33.

A partir daí o Petro pouco ou nada fazia para inverter a desvantagem, sendo que os rubro-negros entraram bastante acutilantes nas manobras ofensivas com Emmanuel Quezada Gildo Santos e Armando Costa a fustigar a jovem equipa petrolífera com lançamentos de curta e longas distâncias elevando a vantagem por 14 pontos. (68-54).

No último período a formação tricolor ainda tentou reagir as investidas do adversário, mas nem os 22 pontos de Leonel Paulo foram suficientes para travar as aspirações dos pupilos de Paulo Macedo, tendo fixado o resultado final em 91-76.

Em outra eliminatória, o Sport Libolo e Benfica derrotou o Atlético Sport Aviação (ASA) por 86-85.

Com este resultado, o 1º de Agosto defronta a final da Taça de Angola diante do Sport Libolo e Benfica agendado para dia 5 de Maio.

O Sport Libolo e Benfica e o atual detentor do título e vencedor das três últimas edições: 2015, 2016 e 2017.

Ficha de jogo

Com arbitragem de António Bernardo, Osvaldo Neto e Paulo Luvate as equipas marcaram da seguinte forma:

Petro de Luanda:

Clei Cabanda (00pts), Childe Dundão (06pts), Ericson Silva (00), José António (16), Sekouba Conde (00), André Miguel (05), Leonel Paulo (22), Domingos Bonifácio (1), Aboubakar Gakou (05), Olalekan Ajayi (00), Joaquim Pedro (04), Gerson Gonçalves (07).

Técnico: Lazare Adingono

1.º De Agosto:

Carlos Cabral (02), Malick Cisse (02), Edson Ndoniema (10) Armando Costa (13), Jone Pedro (11), Felizardo Ambrosio (01), Muto Fonseca (02), Emmanuel Quezada (17), Leandro Conceição (03), Hermenegildo Santos (12), Islando Manuel (12), Eduardo Mingas (11).

Técnico: Paulo Macedo