O base Carlos Cardoso e o extremo Jeff Early guiaram esta quinta-feira o Illiabum até às meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol, tendo um papel decisivo no apuramento e na vitória sobre o rival CAB Madeira por 89-72.

O jovem Carlos Cardoso registou 24 pontos e sete assistências, enquanto Early somou 26 pontos, oito roubos de bola e cinco ressaltos, números que o elegeram o Jogador Mais Valioso da primeira partida dos quartos de final.

O primeiro período do embate foi disputado em elevada intensidade, com ambos os conjuntos a optarem por jogar em campo aberto.

Mais objetiva e incisiva, a equipa de Ílhavo atingiu o final do primeiro período com oito pontos de vantagem (15-23), tendo provocado grandes dificuldades aos jogadores da turma madeirense.

O CAB recuperou no segundo período, tendo assumido o comando da partida. A 20 segundos do intervalo, Jeff Early, norte-americano do Illiabum, aplicou um fantástico desarme de lançamento sobre o lituano Arvydas Gydra, gesto que entusiasmou os poucos espetadores presentes no recinto.

Reentrada empolgante do Illiabum na segunda parte, somando um parcial de 10-0 e com o norte-americano Jeff Early particularmente ativo e inspirado nesta fase do jogo.

O conjunto ilhavense registou um parcial de 32-13 no terceiro período e partiu para o quarto e último parcial com uma vantagem de 16 pontos (68-52).

E o Illiabum reafirmou a sua maior capacidade técnica e intensidade nos últimos dez minutos do encontro, apesar de ter ficado privado do sérvio Pejovic devido a uma pancada no rosto que o obrigou a abandonar o embate.

Jogo realizado na Pavilhão da Universidade do Minho, em Braga

CAB Madeira - Illiabum: 72-89.

Ao intervalo: 39-36.

Sob arbitragem de Luís Lopes, Nuno Monteiro e Pedro Lourenço, as equipas alinharam e marcaram:

- CAB Madeira (72): Mário Fernandes, Khalen Cumberlander (15), João Gallina (11), Tommie Eddie (14) e Freddy Gentry (10). Jogaram ainda: Arvydas Gydra (18), Diogo Gameiro (4) e José Correia.

Treinador: João Paulo Silva.

- Illiabum (89): Carlos Cardoso (24), Jeff Early (26), Augusto Sobrinho (15), Diogo Araújo (11) e Marko Loncovic (8). Jogaram ainda: Filip Simic (2), Filip Pejovic, Ricardo Monteiro (2), Gabriel Branco, Nuno Sá (1) e Pedro Fragoso.

Treinador: Pedro Nuno.

Marcha do marcador: 15-23 (10 minutos), 39-36 (20), 52-68 (30) e 72-89 (final do jogo).

Assistência: cerca de 200 espetadores.