A formação do Interclube venceu hoje (terça-feira), em Luanda, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 94-86, no primeiro jogo dos quartos-de-finais do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, disputado no sistema de play off, à melhor de três partidas.

O encontro esteve bastante tenso nos primeiros doze minutos, com as equipas a procurar eficácia nos vários sectores, sendo os polícias mais contundentes no jogo exterior, pelo que fixaram o placar a seu favor com parcial de (30-21).

O Inter dominou o quarto seguinte e ao intervalo tinha vantagem de sete pontos (45-38), mas na segunda parte verificou-se um ASA mais acutilante e assertivo, no qual sobressaíram Braúlio Morais, Adelmiro João e Curtys Allem, que circulavam melhor a bola e com alguns triplos e penetrações foram superando a defesa homem-a-homem do adversário.

A equipa conseguiu reduzir a desvantagem para dois pontos no final do terceiro quarto (67-65) e ousou empatar o desafio a 85 pontos, a dois minutos do fim do quarto e último período, transmitindo a ideia de que a eliminatória será renhida.

Mas, no momento derradeiro, ao ASA acusou alguma falta de concentração. Os seus jogadores cometeram sucessivas falhas, bem aproveitadas pelo Interclube, que concretizou mais nove pontos e sofreu apenas um, fixando o resultado em 94-86.

O Inter tem vantagem na eliminatória e em caso de vitória no segundo jogo, dia 10, passa para as meias-finais, onde deverá defrontar o vencedor do Play off entre o 1º de Agosto e o Helmarc.

Com arbitragem de David Manuel, Francisco Tandu e Andrade Gonçalves, as equipas marcaram:

Interclube: Gerson Domingos (10pts), José Salvador (13), Henry Uhegwu (12), Walter Tadeu (00), Ngombo Rogério (00), Paulo Barros (16), Paulo Santana (00), Abdel Gomes (06), Egídio Ventura (22), Gilson Martins (04), Kambuy Pitchú (06), Alexandre Jungo (05)

Técnico: Helder Domingos

ASA: António Neto (00), Olêncio Ndatipo (05), Curtys Allen (14), Braúlio Morais (16), Eduardo Ferreira (06), Helmer Felix (07), Levi Moule (02), Aldemiro João (15), Donald Sincleton (12), Zola Paulo (06), Délcio Ucuamba (00), Vasco Estevão (03)

Técnico: Carlos Dinis.