O basquetebolista internacional cabo-verdiano, Ivan Almeida, 1,98 metros, assinou o seu contrato profissional com a equipa francesa de Chorale Roanne Basketball e torna-se no primeiro crioulo a jogar na primeira linha gaulesa de basquetebol, a denominada Liga Pro A.

O extremo crioulo de 27 anos, referenciado como um dos melhores da atualidade cabo-verdiana, sobe assim à primeira linha gaulesa, um dos campeonatos europeus mais competitivos, depois de uma carreira bem-sucedida na segunda linha, Liga ProB ao serviço do Lille, com uma média de 14.8 pts, 5.4 "rebotes" por jogos.

Ivan estava praticamente ligado ao seu novo clube desde junho do ano transato, mas esteve afastado durante mais de seis meses da competição devido a uma grave lesão, rotura total de ligamento no pulso esquerdo, pelo que só regressa este ano à alta competição.

Basquetebolista com uma vasta experiência nas competições internacionais, considera-se, atualmente, um jogador "muito mais experiente e muito mais maduro".

À Inforpress afirmara que França tem uma estrutura diferente e um profissionalismo que proporciona aos atletas condições de trabalho, apontados como referência mesmo a nível europeu, de tal ponto que tem sido visto como um viveiro da NBA.

Natural da Cidade da Praia, iniciou a prática da modalidade em Cabo Verde, onde colecionou títulos nacionais, coletivos e individuais, e continua a passear a sua classe ao serviço da seleção cabo-verdiana numa carreira marcada por uma passagem pela equipa Junior College, seguindo-se a NCAA2 com a Universidade de Stonehill, nos Estados Unidos da América.