Os dois portugueses em prova continuam a 11 segundos do líder depois de hoje voltarem a chegar integrados no pelotão, com Ruben Guerreiro (Movistar) em 18.º e António Morgado (UAE Emirates), na estreia WorldTour, no 36.º posto.
O diretor da Volta a França justificou a atribuição dos convites com a lógica desportiva, uma vez que estas equipas terminaram nos 21.º e 22.º lugares do ranking da UCI de 2023.
O ciclista português foi segundo classificado na prova de eliminação e entrou no oitavo posto para a corrida por pontos, quarta e última prova pontuável.
Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o ciclista Iúri Leitão pela conquista, na sexta-feira, do título europeu do scratch, disciplina de ciclismo de pista, durante o Campeonato da Europa em Apeldoorn, Países Baixos.
Ao longo da prova de duplas, em que os atletas se vão revezando em prova, com sprints de 10 em 10 voltas (num total de 200 voltas), os portugueses mostraram-se consistentes, ainda que só tenham começado a pontuar à 70.ª volta, com dois pontos.
Na quinta-feira, Rodrigo Caixas compete no contrarrelógio de um quilómetro, enquanto Maria Martins ‘ataca’ o scratch, enquanto, depois, Iúri Leitão e Rui Oliveira fazem dupla no Madison, um dos destaques do evento em Apeldoorn.
De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a equipa lusa vai centrar-se nessas disciplinas, com Iuri Leitão e Rui Oliveira a formarem dupla no madison, que tem a final marcada para quinta-feira.
Figura ‘maior’ da modalidade, o jovem belga de 23 anos vai iniciar a temporada na Clássica da Figueira, em 10 de fevereiro, antes de regressar a uma prova onde já foi muito feliz, a Volta ao Algarve.
Frederico Figueiredo não sabe se terá “outra oportunidade igual ou idêntica” para ganhar a Volta a Portugal, mas continua a trabalhar para ‘agarrá-la’ caso surja, a começar já nesta temporada velocipédica, em que terá objetivos mais internacionais.
Depois de um 2022 de sonho, que o catapultou para o estatuto de melhor ciclista português do pelotão nacional, Frederico Figueiredo teve uma época mais discreta.
Rohan Dennis, de 33 anos, tinha anunciado no início de 2023, em que representou Jumbo-Visma, que este seria o último ano da sua carreira como ciclista profissional.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.