Também o líder, o britânico Geraint Thomas, igualmente da INEOS, e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo a dois segundos, caíram, mas recuperaram a posição no pelotão.
O ciclista de 28 anos, cujo abandono foi já confirmado pela organização, quedou-se na estrada após a queda e, minutos depois, foi transportado de maca para o interior de uma ambulância, já depois de Thomas e Roglic retomarem a posição no pelotão da 11.ª etapa, de 219 quilómetros entre Camaiore e Tor
Quarto na geral individual, a 22 segundos do líder, o britânico Geraint Thomas (INEOS), o português de 24 anos, quarto na edição de 2020, é agora o líder da juventude.
Inesperadamente, o corredor da INEOS, que tem uma relação quase ‘paternal’ com o prodígio belga de 23 anos, viu-se ‘dono’ da camisola rosa, que irá vestir na terça-feira, na 10.ª etapa.
Evenepoel, Ganna e Rigoberto Urán (EF Education-EasyPost), o duas vezes vice-campeão do Giro (2013 e 2014) que também abandonou no domingo, são os nomes mais sonantes de uma lista oficial de seis ciclistas que desistiram do Giro devido à covid-19
Esta situação levará o organismo de cúpula do ciclismo mundial a “tomar as medidas e sanções necessárias para garantir que esta prática não ocorre no futuro”.
No domingo, o segundo contrarrelógio desta edição liga Savignano sul Rubicone a Cesena em 35 quilómetros, em novo teste para os candidatos à vitória final antes do primeiro dia de descanso, na segunda-feira.
O ciclista irlandês Ben Healy (EF Education-Easy Post) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Itália, em que o norueguês Andreas Leknessund (DSM) segurou a liderança da geral.
‘Tata’ Martins voltou a ser quarta, como na segunda etapa, e com isso subiu ao 29.º posto da geral, que a um dia do fim é liderada pela australiana Grace Brown (FDJ-Suez).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.