Jorge Pina explica que no percurso da viagem de 2.700 quilómetros, divididos em 19 etapas, irá realizar paragens em locais emblemáticos, como mesquitas e igrejas, para simbolizar a premissa de a religião unir as pessoas independentemente da raça ou religião.
O ciclista da EF Education-EasyPost é primeiro da geral, com quatro segundos de vantagem sobre o belga Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step), segundo, e seis sobre o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), que fecha o pódio daquela classificação.
Os dois portugueses em prova, ambos da Movistar, estão no top 30 da geral, com Rúben Guerreiro em 20.º, a 4.19 minutos do líder, e Nelson Oliveira em 25.º, a 6.27.
Os candidatos à vitória na 49.ª Volta ao Algarve em bicicleta têm o seu primeiro teste, na segunda etapa, que vai ligar Sagres ao alto da Fóia, com o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X) a partir de amarelo.
A Volta ao Algarve arranca esta quarta-feira em Portimão e termina no domingo, com um contrarrelógio em Lagoa, que vai consagrar o sucessor do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), ausente nesta edição.
Na segunda-feira, a lista dos pré-inscritos revelada pela organização da prova algarvia continha a inclusão de última hora do sprinter francês Arnaud Démare, que afinal não vai participar.
Pogacar, de 24 anos, cumpriu os 178,9 quilómetros entre Úbeda e Baeza em 4:36.41 horas, aproveitou a terra batida para se isolar da restante concorrência a mais de três dezenas de quilómetros da chegada.
'Tata' Martins apenas conseguiu nove pontos, numa prova ganha pela norueguesa Anita Yvonne Stenberg (56), seguida da belga Shari Bossuyt (52) e da francesa Marie le Net (34).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.