O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) venceu na quinta-feira a quarta etapa da Volta ao País Basco, a segunda consecutiva, e reforçou a liderança da geral após um ataque com o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), segundo.

Vingegaard, que conseguiu a sexta vitória em 2023, cumpriu os 175,7 quilómetros, com partida e chegada em Santurtzi, em 4:22.26 horas, batendo num sprint a dois Landa, com o suíço Mauro Schmid (Soudal-Quick Step) em terceiro, a dois segundos.

O campeão da Volta a França de 2022 fez vingar um ataque na última subida do dia, a 20 quilómetros da meta, e só Landa conseguiu seguir-lhe a roda, com ambos a trabalharem para distanciar o grupo dos favoritos.

Apesar da pouca margem, dois segundos, Vingegaard bonificou e conseguiu reforçar a liderança da geral, que agora lidera com 12 segundos para o espanhol, também aqui segundo, e 31 para o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), terceiro.

O dia luso pautou-se pelo trabalho em prol de líderes, com Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro, da Movistar, a chegarem juntos, respetivamente em 57.º e 578.º, perdendo 3.28 minutos para o vencedor.

Guerreiro é agora 35.º e Oliveira 42.º, numa tabela da geral em que Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é 87.º.

Esta sexta-feira, em dia de feriado, a quinta e penúltima etapa apresenta 165,9 quilómetros cronometrados com partida e chegada em Amorebieta.