O português Rui Costa (Lampre-Merida) manteve hoje o terceiro lugar na geral da Volta à Suíça em bicicleta, terminando no nono posto da oitava e penúltima etapa, ganha pelo colombiano Johan Chaves Rubio (Orica GreenEdge).

Na tirada que ligou Delémont a Verbier, onde estava instalada a meta, coincidente com um prémio de montanha de categoria especial, num total de 219,1 km, Rubiu deixou o perseguidor direto, o checo Roman Kreuziger (Tinkoff-Saxo), a três segundos.

Rui Costa, vencedor da Volta à Suíça em 2012 e 2013, gastou mais 17 segundos que o vencedor, com o mesmo tempo que o líder da geral, alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), que reforçou o comando.

Martin, que partia para a penúltima etapa com 22 segundos de vantagem sobre o holandês Tom Dumoulin (Giant-Shimano), dilatou a margem para 51 segundos, depois do perseguidor direto ter terminado a tirada no 14.º posto, a 40 segundos do germânico.

André Cardoso (Garmin-Sharp) foi o segundo melhor dos três portugueses em prova, com o 33.º posto na etapa, a 2.20 minutos do colombiano, subindo do 50.º para o 38.º lugar da geral, a 8.49 minutos de Tony Martin.

Nelson Oliveira, colega de Rui Costa na Lampre-Merida, “caiu” do 49.º para o 67.º lugar da classificação geral, depois da modesta 113.ª posição na oitava etapa, a distantes 17.13 minutos do vencedor.

A nona e última etapa disputa-se domingo, entre Martigny to Saas-Fee, num total de 156,5 quilómetros, que voltam a terminar com uma contagem especial de montanha.