O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), camisola amarela da 109.ª Volta a França, assegurou hoje virtualmente a vitória na classificação da montanha, ao vencer no Hautacam.

Na última jornada de montanha, o líder da geral destronou o alemão Simon Geschke (Cofidis), que andou com a camisola das bolas vermelhas vestida desde a nona etapa.

O ciclista de 36 anos procurava tornar-se no primeiro alemão a vencer a classificação da montanha na história do Tour e, hoje, chorou desconsolado ao cortar a meta no alto do Hautacam, ponto final da 18.ª etapa, na qual tentou por diversas vezes integrar a fuga do dia, sem sucesso.

“Sabíamos que o desafio seria difícil de concretizar, mas tentámos tudo. Obrigada por estas nove belas jornadas Simon, que fazem de ti o corredor alemão que mais dias vestiu esta camisola mítica na história do Tour”, escreveu a Cofidis no Twitter.

Simon Geschke soma 64 pontos, menos oito do que Vingegaard, quando faltam apenas três para distribuir.

“É muito bom também conquistar a camisola da montanha, estou super orgulhoso”, reconheceu, por seu lado, o dinamarquês da Jumbo-Visma.