A Volta a Portugal tem arranque marcado para esta sexta-feira em Lisboa. No 79º aniversário da prova, os atletas fazem-se à estrada em Lisboa antes de percorreram Portugal nas bicicletas. Com a duração de 11 dias, o pelotão está pronto para atacar as estradas lusas.  O SAPO Desporto traz-lhe tudo o que precisa de saber sobre a principal prova de ciclismo em Portugal.

79ª edição, mas 90 anos de prova.

A Volta a Portugal vai entrar na sua 79ª edição este ano, mas a competição em si cumpre o seu 90º aniversário.  A discrepância de datas deve-se ao facto de terem havido anos em que não se realizou a Volta a Portugal em bicicleta. Para recordar o primeiro vencedor é preciso recuar até 1927 quando Augusto Carvalho da equipa Carcavelos venceu a primeira edição.

Prólogo como apresentação das equipas.

No primeiro dia de prova, a etapa do prólogo serve principalmente como apresentação das equipas. Com início e fim em Lisboa, vão ser percorrido apenas 5,4 quilómetros em contrarrelógio individual e terreno plano.  As primeiras pedaladas são feitas na Praça do Império em Belém com arranque marcado para as 15:06.

1626,7 km de prova pela frente

1626,7 km é o numero total de quilómetros que vão ser percorridos nas 11 etapas da prova. Entre estrada plana, montanha e contrarrelógios, os ciclistas em prova vão percorrer mais de mil quilómetros em estradas portuguesas durante duas semanas de prova com dias de descanso pelo meio.

18 equipas na disputa da Volta a Portugal

A 79ª edição da Volta a Portugal vai contar com a participação de 18 equipas ao longo das 11 etapas. Das 18 formações em competição há seis nacionais com destaque para a W52 – FC Porto que venceu a edição do ano passado e volta a ser uma das favoritas.

Reguengos de Monsaraz - Castelo Branco é a etapa mais comprida

A segunda etapa vai ser a mais comprida de toda a prova. Entre Reguengos de Monsaraz e Castelo Branco, o pelotão vai percorrer 214,7 km de estrado com uma chegada à Avenida Nuno Álvares. A etapa decorre no terceiro dia de competição.

Em sentido inverso, a etapa mais curta, sem contar com o prólogo, será a última etapa da prova. Com chegada prevista a Viseu, a Volta a Portugal associa-se aos festejos de S. Mateus num contrarrelógio individual com partida e chegada à Avenida da Europa. O percurso são apenas 20,1 km.

Subida à Senhora da Graça acontece na quarta etapa

O final de etapa no topo da Senhora da Graça é um dos momentos mais icónicos da Volta a Portugal em bicicleta. Na 79ª edição, a subida vai decorrer na quarta etapa de competição. Inserida na primeira semana de prova, é uma das mais aliciantes etapas para quem acompanha a Volta a Portugal.

Gustavo Veloso (W52 - FC Porto) é o ‘alvo a abater’

O ciclista espanhol venceu duas das três últimas edições da Volta a Portugal. No ano passado, o atleta da W52- FC Porto perdeu o título para o colega de equipa, Rui Vinhas. Nesta prova, o espanhol entra como favorito com um ‘alvo’ nas costas para todos os restantes.

Prémios ultrapassam os 120 mil euros

A Volta a Portugal vai distribuir mais de 120 mil euros em prémios pelos ciclistas que vão percorrer as estradas portuguesas durante a prova. As recompensas em prova vão desde vencer etapas a vencer a classificação geral.  Por equipas, as formações que terminem no pódio recebem um troféu. Em relação às camisolas de montanha, Juventude, pontos e kombinado. O prémio está fixado nos 1500 euros.

A Volta a Portugal em bicicleta arranca esta sexta-feira na Praça do Império em Belém. Durante duas semanas, as estradas portuguesas vão receber 18 equipas que lutam pelo troféu de vencedor d’A Volta’. A primeira bicicleta arranca pouco depois das 15:00.