Valeria Valgonen sucedeu, no palmarés da Volta a Portugal feminina, a Raquel Queirós, vencedora em 2021, e a Nathalie Eklund, primeira classificada em 2022.
A edição de 2024 da Vuelta vai começar em 17 de agosto em Lisboa, em princípio, com um contrarrelógio entre a Torre de Belém e a Praia da Torre, no concelho de Oeiras.
Eva Anguela foi claramente a mais forte no final dos 85 quilómetros entre Loures e Vila Franca de Xira, erguendo os braços diante da compatriota Susana Pérez (Cantabria Deporte-Rio Miera) e da russa Valeria Valgonen, segunda e terceira, respetivamente.
O ainda campeão em título da Vuelta e líder da classificação da montanha integrou a fuga do dia e acabou por isolar-se dos seus companheiros de jornada.
Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deporte-Rio Miera) foi a melhor portuguesa do dia, estabelecendo o quarto melhor tempo, com 8.14 minutos, mais 10 segundos do que as três primeiras.
De acordo com os meios de comunicação belgas, o ciclista de 27 anos perdeu o controlo do seu carro após sentir-se mal ao volante, tendo embatido noutros veículos ao avançar inadvertidamente num cruzamento.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.