Portugal goleou hoje a Holanda por 5-0, na segunda jornada do Grupo B Campeonato da Europa, a decorrer em Antuérpia, um resultado que também apura desde já a Rússia, a terceira seleção do grupo.
Para o grupo A, a Ucrânia ganhou por 1-0 à Roménia, o que não impossibilita que os derrotados avancem já para os quartos de final, beneficiando da confortável goleada à Bélgica, na primeira ronda.
Depois do 7-1 da Rússia à Holanda, Portugal também chegou à goleada ante a seleção "laranja", mas por números menos desnivelados, que têm como consequência que, no sábado, baste o empate aos russos para ganharem o grupo.
João Matos (7), Joel Queirós (14) Cardinal (37) e Bruno Coelho (39 e 40) construiram o resultado, ante uma formação claramente mais inexperiente e que não participava num Europeu há nove anos.
Antes desse jogo, Roménia e Ucrânia disputaram um jogo equilibrado e muito contido de parte a parte. Não se estranhará que ambas passem à ronda seguinte, depois de a Ucrânia jogar contra a Bélgica, no sábado.
Hoje, o golo de Sorokin, aos 17 minutos, valeu os três pontos para os ucranianos, que até poderão perder na última ronda e apurar-se, desde que seja até três golos de diferença: em última análise, pode acontecer uma igualdade a três, com uma vitória e uma derrota, e aí o desempate faz-se por golos.
Na sexta-feira, joga-se a segunda jornada dos grupos C e D, respetivamente com os jogos Eslovénia-Azerbaijão e Croácia-República Checa.