O inglês Justin Rose venceu pela primeira vez um torneio do Grand Slam de golfe, ao ganhar o US Open, no domingo, em Ardmore, na Pensilvânia, prolongando a “maldição” do norte-americano Phil Mickelson.

No percurso do Merion Golf Club, Justin Rose entregou um cartão de 70 pancadas, para compor um agregado de 281 (uma acima do PAR), batendo Phil Mickelson e o australiano Jason Day por dois golpes.

Nascido em Joanesburgo, Rose é o primeiro inglês a vencer o US Open depois de Tony Jacklin em 1970 e o primeiro a conquistar um “major” após o triunfo de Nick Faldo no Masters de 1996. O britânico soma seis vitórias no circuito europeu e cinco no americano

Phil Mickelson, que liderava a prova após a terceira volta, terminou o torneio pela sexta vez no segundo lugar. "Para mim, é uma tremenda desilusão. Penso que esta semana era a melhor oportunidade”, afirmou.

Três vezes vencedor do Masters e em busca do seu primeiro êxito neste torneio, cujo desfecho coincidia com a data do seu 43.º aniversário, o norte-americano errou no 15.º buraco, fazendo um “bogey”, e falhou “putt” de dois metros no 16.º.

Na quarta volta do US Open, que foi das mais renhidas de sempre, Rose assumiu o comando somente ao 13.º buraco, num autêntico jogo de nervos com Mickelson, o norte-americano Hunter Mahan e Jason Day. A perspetiva de um “play-off” com Jason Day esteve no ar, quando Rose fez um “bogey” no 16, mas o inglês defendeu-se nos dois seguintes e o australiano acabou por fechar também com uma acima no 18 (PAR 4)

A 113.ª edição do US Open ficou marcada pelo descalabro do norte-americano Tiger Woods. O número um mundial terminou com 293 pancadas, 13 acima do PAR, e classificou-se em 32.º lugar, que é o seu pior resultado desde 1996.

O norte-irlandês Rory McIlroy, segundo do “ranking” mundial, terminou na 41.ª posição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.