A selecção de Moçambique fará estágio repartido em Portugal e Angola no âmbito da participação no campeonato do mundo de hóquei em patins, a disputar-se de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namíbe, revelou o diretor Nacional para os Desportos daquele país do índico, Inácio Bernardo.

Em entrevista à margem da Reunião do Comité Executivo da zona VI do Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA) realizado sábado, em Luanda, disse que se pretende antecipar a vinda ao país em 15 dias para ambientação, adaptação ao piso e jogos com formações locais.

Antes da vinda ao palco do evento inédito em África, o combinado moçambicano inicia a preparação em Portugal, como disse, por grande parte dos atletas militarem em formações do país luso.

Inácio Bernardo, que considera Angola "outsider" do evento, afirmou que Moçambique tem como objectivo a manutenção do quarto lugar alcançado em 2009 em San Juan (Argentina), acrescentando que jogar em Luanda ou no Namibe será como se fosse em "casa".

No 41º mundial do desporto sobre rodas, Moçambique está enquadrado no grupo D com a Itália, Estados Unidos da América e Colômbia.

Angola disputará a primeira fase no grupo C com Portugal, África do Sul e Chile. Espanha, Brasil e Suíça compõe o grupo A enquanto Argentina, Inglaterra, Alemanha e França compõe o grupo B.

O Brasil já tem confirmado a realização do seu estágio em Angola, de acordo com o Comité Organizador do evento (COHOQUEI).