Portugal procura conquistar o 17.º título mundial de hóquei em patins na cidade italiana de Novara, igualando a recordista Espanha, no âmbito dos World Skate Games, que colocarão em ação a seleção feminina absoluta e masculina de sub-19.

A seleção portuguesa, vice-campeã mundial, integra o Grupo A do torneio, que decorre entre segunda-feira e 22 de setembro, em conjunto com Argentina, detentora do troféu, Angola e Estados Unidos, enquanto o Grupo B será constituído por Espanha, Itália, França e Chile.

A equipa das ‘quinas’, orientada pelo selecionador Paulo Freitas, terá oportunidade de se desforrar dos sul-americanos, frente aos quais foi derrotada por 4-2 na final da anterior edição, realizada em 2022, nas cidades argentinas de Buenos Aires e San Juan.

O jogo ‘grande’ do agrupamento, que corresponde à terceira jornada e deverá decidir a ordem dos dois primeiros classificados, disputa-se na quarta-feira, a partir das 17:30 (hora de Lisboa), mas antes Portugal defronta os Estados Unidos, na segunda-feira, e Angola, na terça, à mesma hora.

Paulo Freitas, de 56 anos, não abdicou do núcleo duro da seleção para o objetivo de “reconquistar o título”, mas encontrou margem para convocar o jovem defesa/médio Zé Miranda, de 19 anos, que se vai estrear na mais importante prova da modalidade, tal como acontecerá com o selecionador nacional.

Os guarda-redes Ângelo Girão e Xano Edo, os defesas/médios Hélder Nunes, Xavi Cardoso e Vieirinha e os avançados Gonçalo Alves, Rafa, Gonçalo Pinto e João Rodrigues completam o lote de 10 eleitos que permitem a Paulo Freitas alimentar “expectativas, obviamente, altas”.

Portugal não deverá ter dificuldade em alcançar a qualificação direta para os quartos de final, reservada aos três primeiros classificados de cada grupo do torneio, que compreende dois escalões inferiores: Intercontinental, com a presença do Brasil, e Challengers, no qual está incluído Moçambique.

Após 12 anos sem atingir a final, o hiato mais prolongado em Mundiais, Portugal conseguiu disputar o jogo decisivo nas últimas três edições, em 2017, perdido frente à Espanha, em 2019, no qual se impôs à Argentina, em ambos os casos no desempate por grandes penalidades, e em 2022.

Além da competição masculina, Novara acolhe também o Mundial de hóquei em patins feminino e de sub-19 masculino, enquadrados nos World Skate Games, evento bianual composto por campeonatos de 12 modalidades, tutelados pela World Skate, que em 2024 se realizam em nove cidades de Itália.

Ao contrário da representação masculina, a seleção feminina ainda não conquistou qualquer título mundial, tendo como melhor resultado o segundo lugar, enquanto os sub-19 já ergueram o troféu quatro vezes, recorde partilhado com a Espanha.