A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins enfrenta o Mundial com o foco na vitória em cada jogo, com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição que vai decorrer em Itália.

“Nós temos é de estar preparados e ir jogo a jogo, lutando pela vitória”, afirmou à agência Lusa o selecionador Hélder Antunes, considerando Mundial, que vai ser disputado entre segunda-feira e 22 de setembro como “supercompetitivo”, recusando-se a assumir um objetivo para a equipa lusa.

Quatro vezes finalista derrotado em Mundiais, Portugal ainda procura o primeiro título de campeão, num historial dominado pela Espanha, com sete troféus, e pela Argentina, atual detentora do cetro, com seis.

Para Hélder Antunes, “tudo pode acontecer” e, por isso, a equipa das ‘quinas’ vai “lutar pela vitória em todos os jogos para chegar o mais longe possível”.

O selecionador encontra em todos os adversários um “grande desafio” e, por isso, a formação lusa tem de “estar supercompetitiva” e ser “enorme” frente aos melhores, como a Argentina, por exemplo.

“Os portugueses podem ter essa garantia de que esta equipa, à imagem do que tem feito nos últimos anos, será uma equipa à imagem da mulher portuguesa: guerreira e lutadora e vai deixar tudo em campo”, prometeu.

Já Sofia Moncóvio, uma das capitãs, apesar de antever que “não vai ser nada fácil”, considerou este Mundial como “muito especial”, por ser disputado em Novara, numa zona de Itália “em que o hóquei é muito querido”.

“Sabemos que o fator casa no desporto é bastante decisivo, portanto, é por todas estas coisas que sabemos que temos de batalhar contra, mas o nosso principal objetivo e foco não são os outros, somos nós”, apontou Sofia Moncóvio.

A defesa/médio do Benfica defendeu que “mais de 90% do desporto ganha-se do pescoço para cima” e, tal como o selecionador, também defendeu que a ambição lusa deve ser “jogo a jogo”.

Na fase de grupos, Portugal vai enfrentar Colômbia, na segunda-feira, França, na terça-feira, e Argentina, na quarta-feira, tendo em vista a sua hierarquização para os os emparelhamentos dos quartos de final, marcados para quinta.

Depois deste cruzamento com o agrupamento B, de Espanha, Chile, Itália e Inglaterra, as meias-finais vão ser disputada na sexta-feira e a final no sábado.