O FC Porto, que já conquistou três vezes a competição europeia de clubes mais importante (1985/86, 1989/90 e 2022/23), vai enfrentar no domingo o vencedor da meia-final entre o Óquei de Barcelos e os espanhóis do Noia.
Em jogo está a sucessão ao FC Porto, que conquistou o título em 2023/24, mas acabou surpreendido pela Juventude Pacense (4-3) nos 'oitavos' da edição atual.
O Benfica procurava chegar à final da competição que venceu apenas um vez, em 2014/15, o único título conseguido por uma equipa lusa, com as restantes edições todas vencidas por formações espanholas, com Voltregà e Gijón a liderarem, com seis cetros cada.
Ao intervalo o Benfica vencia por 1-0, graças a um golo de João Rodrigues, mas no segundo tempo partiram em definitivo para a goleada: João Rodrigues bisou, tal como Nil Roca, com Gonçalo Pinto a assinar o outro golo.
Segundo classificado no Grupo A da Liga dos Campeões, o Benfica irá defrontar o anfitrião Palau i Plegamans na meia-final e, em caso de vitória, vai encarar no dia seguinte o vencedor da outra eliminatória, que opõe Gijón HC e CP Esneca Fraga.
Quatro golos de Lucas Honório, que já tinha marcado cinco na derrota por 8-5 frente aos espanhóis na fase de grupos, permitiram a Portugal levar a decisão do jogo.
Na decisão do Europeu de sub-23, prevista para sábado, a partir das 20:30 locais (19:30 em Lisboa), Portugal, segundo classificado na edição inaugural, em 2023, enfrentará a Espanha, detentora do troféu, ou a França, que se defrontarão hoje na outra meia-final.
As seleções que se classificaram entre o segundo e quarto lugares da 'poule' A irão defrontar as três formações que disputaram o Grupo B: França, Inglaterra e Alemanha.
As seleções que se classificarem entre o segundo e o quarto lugares da 'poule' A irão defrontar, nos quartos de final, as três formações que disputam o Grupo B, ou seja França, Inglaterra e Alemanha.
Para o Grupo A, de lusos e transalpinos, ainda se vai jogar hoje o duelo entre Espanha, detentora do troféu, e Suíça, a partir das 19:30 (hora em Lisboa).
A equipa portuense selou a conquista da segunda edição da prova, à semelhança do campeonato inaugural, após a final e oito jornadas, com o jogo decisivo a disputar-se na Serra da Estrela Ice Arena.
As ‘águias’ defrontam os ‘leões’ em 30 de abril, a partir das 21:30, depois de Juventude Pacense e Oliveirense se encontrarem na primeira semifinal do dia, às 18:00, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A segunda competição europeia mais importante a nível de clubes continua a ser dominada por equipas espanholas, com 22 títulos, enquanto Portugal tem um total de 12.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.