Nong Rose não vira a cara a uma luta. Em cada combate, a atleta transgénero transporta para o ringue um espírito de missão que lhe valeu um total de 150 vitórias em 300 combates e a admiração e aceitação na Tailândia, o seu país natal.

Com um combate agendado em Paris este mês, Nong Rose prepara-se agora para levar a sua luta além fronteiras e fazer história no primeiro combate de Muay Thai na capital francesa com um atleta transgénero.

E se a luta das pessoas transgénero para o reconhecimento na sociedade já é complicada, no mundo do desporto de alta competição, onde a categoria do género determina os adversários, o desafio é enorme.

No entanto, o adversário de Nong Rose não encara a seu género como algo a ter em consideração. Para Akram Hamidi, campeão francês de Muay Thai, o seu próximo adversário tem dois braços, duas pernas e uma cabeça, e é tudo o que precisa para combater.

No próximo dia 6 de janeiro, Nong Rose vai defrontar em Paris o campeão francês de Muay Thai no primeiro combate em solo francês com um lutador transgénero.