O biatleta masculino mais medalhado na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, o sueco Ole Einar Bjoerndalen, anunciou hoje que irá colocar fim à sua carreira, aos 44 anos, no final da presente temporada.

“Por mim, continuava mais alguns anos, mas esta é a minha última época”, disse em conferência de imprensa Ole Einar Bjoerndalen, alegando razões de saúde e família para a tomada de decisão.

A participar no circuito profissional de biatlo desde 1993, o atleta norueguês despede-se com um total de 13 medalhas olímpicas conquistadas, das quais oito de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Este palmarés faz com que Ole Einar Bjoerndalen seja o atleta masculino mais medalhado nos Jogos Olímpicos de Inverno e o segundo de ambos os sexos, após ter sido destronado, em PyeongChang2018, pela compatriota Marit Bjoergen, com 15.

Durante a sua longa carreira, Bjoerndalen conquistou ainda 20 títulos mundiais, seis globos de cristal, 95 vitórias individuais, incluindo uma em esqui cross-country (recorde), e um total de 179 pódios nas provas da Taça do Mundo.

A grande mágoa do sueco, neste final de carreira, foi os fracos resultados alcançados no último ano não o terem permitido participar em PyeongChang2018, privando-o da oportunidade de participar nos seus sétimos Jogos Olímpicos de Inverno.