A “final four” da Taça da Liga em futebol, em janeiro, será um dos “pontos fortes” da programação do Braga - Cidade Europeia do Desporto (CED) 2018, que contempla mais de 300 eventos nacionais e internacionais, foi hoje anunciado.
Na apresentação pública da programação, que decorreu no Theatro Circo, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou ainda o I Torneio Internacional de Ginástica Aeróbica, o Circuito Nacional Remo Indoor e a Gala da Canoagem, competições agendadas para fevereiro.
Já o mês de março ficará marcado pelo Fórum do Treinador de Futebol/Futsal, pelo Congresso das Cidades Europeias do Desporto, pela Taça Portugal Basquetebol – Final 8 e pela Taça de Portugal de Dança.
No total, de janeiro a dezembro, a CED contemplará mais de 300 realizações desportivas de cerca de 40 modalidades.
“A CED deixará, certamente, um legado de enorme valor para o futuro dos bracarenses e será um estímulo à prática desportiva eclética para a generalidade da população, com todas as atividades programadas a terem o intuito de alargar o desporto a todos os cidadãos”, referiu Ricardo Rio.
Sublinhou que o grande objetivo subjacente à CED é a promoção do “desporto para todos”, estimulando a adoção de hábitos de vida saudável.
A vereadora do Desporto na Câmara de Braga, Sameiro Araújo, enfatizou o objetivo de fazer com que o trabalho da CED se prolongue no quotidiano dos bracarenses ao longo dos tempos.
“Este ano será um enorme incentivo para que o município continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva, quer de atletas de alta competição, quer da população em geral”, afirmou.
“À boleia” da CED, serão feitas obras de requalificação do eixo desportivo da Rodovia e de melhoramento das instalações desportivas por todo o concelho.
Decorrerão ainda obras de remodelação do Pavilhão Flávio Sá Leite e de conservação do Estádio 1.º de Maio.
Está igualmente agendada a conclusão da 2.ª fase da Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga.
“O espaço central da CED será a rua”, disse Ricardo Rio, apontando ainda o Parque de Exposições de Braga como palco privilegiado das competições da CED, após a conclusão das obras de requalificação, prevista para abril.
Para o segundo trimestre, algumas das atividades em destaque são o Torneio Ibérico e Campeonato Portugal de 10.000 Metros, o Campeonato Nacional Duatlo, o Concurso Nacional Hipismo, o Torneio Internacional Ginástica Artística, a Taça Portugal de Pólo Aquático, o Open Ténis Braga (ATP Challenge) e a Rampa da Falperra.
Haverá ainda o Campeonato Nacional Orientação BTT, o Campeonato Nacional 1.ª Divisão Basquetebol Masculino, a Golden European League Voleibol, o Campeonato Nacional Paraquedismo – Precisão Aterragem, a Taça CNID, a International Jumping Competition, o Torneio Internacional de Basquetebol, o Torneio Futebol “Lopes da Silva” e campeonatos nacionais escolares.
Entre julho e setembro, destacam-se a Festa Nacional da Ginástica, o Campeonato Nacional de Patinagem Artística, o Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo, a Copa Europa Karaté, a Supertaça de Andebol, a Supertaça de Futsal, a Competição Internacional de Dança e o Campeonato Nacional de Xadrez.
A programação do último trimestre reserva a Supertaça de Rugby Seniores e Sub18, a Supertaça de Basquetebol Feminino, o Troféu Ibérico de Dança, o Campeonato Nacional de Orientação BTT, o Portugal Fit, o Campeonato Nacional Figuras Natação Artística e o Meeting Internacional de Atletismo em Pista Coberta.
Os embaixadores da Braga CED são os atletas “da casa” Emanuel Silva (canoagem), Jéssica Augusto (atletismo) e José Carlos Macedo (boccia).
Comentários