O português Fernando Pimenta assumiu hoje ter-se sentido "demasiado tranquilo" na sua eliminatória de K1 1.000 dos Mundiais de canoagem, em Montemor-o-Velho, apostando agora no "descanso" para as meias-finais e final de sábado.

"Sinto-me demasiado tranquilo até. Às vezes pode ser esquisito, por estarmos a disputar um Mundial, mas sinto-me muito tranquilo mesmo. É bom. É quando me apresento melhor", assumiu.

O tricampeão da Europa evidenciou a sua superioridade, ao comandar toda a regata e impor-se em 3.31.419 minutos, batendo o dinamarquês René Poulsen, por 1,755 segundos, e o belga Artuur Peters, por 1,825.

"Durante a prova foi tentar destacar-me dos adversários. Correu bem e consegui reservar alguma energia. É bom começar um campeonato do Mundo com uma vitória, mesmo que seja moral, apenas numa eliminatória. Agora é ter alguma sorte na semifinal, para ser mais calma e poupar-me para a final", desejou.

A final disputa-se sábado às 12:21, enquanto as meias-finais decorrem pouco antes das 10:00.

Cerca de duas horas e meia a mediar a meia-final e final é situação invulgar - testada este ano na Taça do Mundo, que o português venceu -, uma vez que costumam realizar-se em dias diferentes, mas não incomoda o canoísta do Benfica.

"Faz sentido quando é igual para todos. Não é algo a que estejamos habituados, mas já foi assim na Taça do Mundo, que venci, mesmo tendo gasto mais energia na prova mais rápida. Vai depender dos treinos e da fisiologia de cada atleta. Espero ser dos finalistas e dos que recupera melhor para estar em bom nível", disse.

Agora Pimenta só quer pensar em descanso, pedindo compreensão aos fãs para a missão a que se propõe, um inédito título mundial em K1 1.000, prometendo no fim da competição estar disponível para todas as fotografias e conversas. O atleta de Ponte de Lima é campeão do mundo de 5.000 metros, distância não olímpica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.