Ana Catarina Nogueira é a única jogadora portuguesa com um título conquistado no World Padel Tour (WPT) e única no ‘top-10' mundial, mas admite ambicionar alcançar mais objetivos numa época em que já foi felicitada pela Presidência da República.

"Um dos grandes objetivos e um dos sonhos, e que nos últimos três anos acabou por me escapar sempre, é a participação no Master Final em Barcelona. Só são apuradas as 16 primeiras e, este ano, estou dentro desse objetivo, e será mais um sonho cumprido. É claro que gostava de fazer mais, se possível subir mais no ‘ranking' e ganhar mais títulos. O desafio passa por aí", admite, em entrevista à agência Lusa.

Há cinco anos no circuito mundial, dominado sobretudo por jogadoras espanholas e argentinas, a atleta natural do Porto confessa que não imaginava vencer tão cedo um título do WPT, sobretudo de categoria Master, como aconteceu em Madrid, ao lado da sua parceira Paula Josemaría, e ascender assim ao oitavo lugar do ‘ranking’, algo que considera "incrível".

Além de destacar a importância da vitória no Madrid Master, um “feito histórico para o padel português”, ‘La Portu', como é carinhosamente tratada no circuito, acredita que foi uma "recompensa por todos os anos de trabalho e treino."

"Senti-me muito feliz e orgulhosa. Era um sonho que tinha de um dia chegar a uma final e a um título. E, este ano, chegámos a duas finais e à terceira conquistámos finalmente o título. Mas realmente é uma coisa incrível, inacreditável. Até há pouco tempo não me parecia possível, mas este ano está a correr-nos realmente muito bem, temos feito um excelente trabalho, com a minha parceira, a Paula, e os resultados estão à vista", afirmou.

Resultados que surgem, segundo Ana Nogueira, de "muitos anos de trabalho e do profissionalismo" que entendeu ser necessário, "apesar de então ser uma modalidade amadora." "Sempre entendi que se fosse para entrar num desporto de competição que o tinha de levar a sério, por isso são muitas horas diárias de treino, de trabalho físico, ginásio, fisioterapia, muitas viagens e muitas estadias fora de casa."

E se os triunfos acabaram por surgir, primeiro no Arroyo de la Encomienda Challenger 2018 e há pouco mais de uma semana no Madrid Master, o reconhecimento não tardou a chegar.

"Acho que em Portugal já há mais gente a conhecer o padel e há muita gente a reconhecer-me na rua, a enviar mensagens, a vir ter comigo. É espetacular o apoio que sinto", disse.

Além de se mostrar orgulhosa pelo impacto dos seus feitos em território nacional, mas também em Espanha, onde “nos meios de comunicação em geral, dão muito valor e reconhecem o trabalho" efetuado, Ana Catarina Nogueira reconhece ter ficado particularmente sensibilizada com duas mensagens recebidas.

"Fiquei extremamente contente por ter recebido uma mensagem do Presidente da República, do Gabinete da Presidência. É sempre fantástico. Recebi também uma mensagem do Parlamento português. Essas foram as duas mais significativas, dada a importância, mas, de resto, montes de pessoas em Portugal, família, amigos, pessoas mais próximas, menos próximas, enviaram mensagem, o que significa que o padel tem chegado a muita gente", afirmou.