A seleção portuguesa de padel feminina, detentor do título, qualificou-se para as meias-finais do campeonato europeu, ao derrotar a Grã-Bretanha, por 3-0, quarta-feira, no Clube de Ténis do Estoril.
No primeiro encontro, Margarida Fernandes e Helena Medeiros venceram Tia Norton e Karen Hazzard, por 6-0 e 6-1, seguindo-se o triunfo de Sofia Araújo e Kátia Rodrigues sobre Zuzka Patacho Herrero e Hanna Maddock, por 6-1 e 6-0, antes de Diana Silva e Marina Afonso fecharem o confronto com uma vitória por 6-0 e 6-0 sobre Liz Anne Wilson e Shoko Okamura.
Portugal concluiu assim o Grupo A em primeiro lugar, à frente da Holanda e da Grã-Bretanha, ficando a aguardar para saber quem será o seu adversário.
"Já estamos nas meias-finais e isso é uma boa motivação porque o objetivo era passar em primeiro”, disse Kátia Rodrigues, para quem encontrar França seria um desafio. “Fizemos uma boa exibição e serviu para ganhar um bocadinho mais de ritmo para os próximos encontros que vão ser cada vez mais complicados. Mas as sensações são ótimas”, acrescentou.
No setor masculino, a seleção portuguesa bateu as congéneres da Áustria e da Grã-Bretanha. ambos por 3-0, e qualificou-se para os quartos de final, depois de assegurar o primeiro lugar do grupo D.
Frente aos austríacos, Miguel Oliveira e Tiago Santos ganharam o primeiro encontro, batendo Gustavo Schodlbauer e Robert Neuwirth, por 6-0 e 6-1, ao passo que Diogo Schaefer e Francisco Neves derrotaram David Simon e Matthias Ederer, por duplo 6-1, e João Bastos e Vasco Pascoal fecharam frente a Kristopher Sotiriu e Dominik Bierent, com os parciais de 6-2 e 6-1.
Contra a Grã-Bretanha, Miguel Oliveira e Diogo Rocha venceram Richard Brooks e Christian Murphy, por duplo 6-2, antes de Francisco Neves e Diogo Schaffer baterem Graeme Darlington e Oliver White, por 6-4 e 6-3, e de Pedro Plantier e Tiago Santos derrotarem John Leach e Ryan Wyatt, por 6-3 e 6-2.
“Estamos com a sensação de dever cumprido. Éramos favoritos no nosso grupo e sentimos que cumprimos a nossa missão. E amanhã teremos novo desafio, no caso com a Suécia”, afirmou Diogo Rocha, assumindo que a seleção tem o objetivo de “chegar à final”.
Na quinta-feira, a partir das 18:30, Portugal discute com a Suécia a presença nas meias-finais.
Nos quartos de final da competição por pares, vão estar em ação as duplas Sofia Araújo/Kátia Rodrigues, Filipa Mendonça/Ana Catarina Nogueira, João Bastos/Vasco Pascoal e Miguel Oliveira/Diogo Rocha.
Comentários