Portugal vai estar representado por 38 atletas, de cinco modalidades, nos Jogos Europeus de Verão da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS), que decorrem entre sábado e 24 de julho na cidade polaca de Cracóvia.

Os atletas portugueses, entre os quais alguns paralímpicos, vão competir nas modalidades de andebol e basquetebol, nas quais defendem os títulos continentais, atletismo, ciclismo e ténis de mesa.

No atletismo, Portugal estará representado por Lenine Cunha, detentor de 228 medalhas em competições internacionais, entre as quais um bronze paralímpico, Cristiano Pereira, Ana Filipe e Sandro Baessa, que marcaram presença nos Jogos Tóquio2020, e ainda por Igor Oliveira.

No ciclismo, Carlos Carvalho defende as cores lusas, enquanto no ténis de mesa a representação portuguesa está a cargo de Pedro Cardoso, Cátia Andrade e Vitória Andrade.

A missão portuguesa à segunda edição dos Jogos Europeus de Verão VIRTUS (antiga INAS) integra 54 elementos e é chefiada por José Pavoeiro, vice-presidente da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI – Portugal).