A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou hoje que vai permitir a participação de ginastas russos e bielorrussos, sob bandeira neutra, em competições internacionais a partir de 01 de janeiro do próximo ano.

Em comunicado, o organismo refere que os atletas “serão autorizados a participar, a título individual”, em competições organizadas sob a sua égide, e lembra que a participação de atletas dos dois países nos Jogos Paris2024 depende do Comité Olímpico Internacional (COI).

“Ao permitir que ginastas russos e bielorrussos compitam como atletas neutros independentes, a FIG garante o respeito pelos direitos individuais e mostra que o mundo da ginástica quer a paz”, disse o presidente do organismo, Morinari Watanabe.

Em março de 2022, os atletas russos e bielorrussos foram afastados das competições internacionais de quase todos os desportos, devido à invasão militar à Ucrânia, justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar o país.

O COI recomendou em março passado a participação a título individual de desportistas russos e bielorrussos nas competições internacionais, sob bandeira neutra, adiando para mais tarde uma decisão sobre a participação em Paris2024.