É sempre assim. Nos EUA, o primeiro domingo de fevereiro é sinónimo de Super Bowl, o jogo que decide o campeão da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. Coloca frente a frente os vencedores das duas conferências da Liga, a NFC e a AFC, e é o maior evento desportivo e de maior audiência televisiva do país, tendo no ano passado alcançado uma audiência de 102 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. Trata-se do evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial.
O SAPO Desporto não quer fique 'de fora' deste grande espetáculo e conta-lhe o que de mais importante precisa de saber sobre a edição deste ano, a 55ª. Sabia que pela primeira vez uma equipa vai disputar o encontro no seu próprio estádio? E que o lendário Tom Brady pode fazer (mais) história? Ou que pela primeira vez haverá uma mulher a integrar a equipa de arbitragem? E sabe quem vai atuar no sempre muito aguardado 'half-time show'? E quanto custa um anúncio no intervalo do encontro? Confira tudo isso e muito mais...
Onde vai ser o jogo?
A edição 55 do Super Bowl vai ser jogada no Raymond James Stadium, em Tampa Bay, na Florida. Esta será a 17ª ediçãop do Super Bowl jogada na Florida. A cidade de Tampa vai receber o jogo pela quinta vez, enquanto Miami recebeu o encontro por 11 ocasiões e Jacksonville por uma.
A que horas começa?
O Super Bowl LV tem pontapé de saída marcado para as 18h30 locais, 23h30 em Portugal continental.
Quem vai estar frente a frente?
O encontro vai colocar frente a frente os Kansas City Chiefs e os Tampa Bay Buccaneers. Será a primeira vez que as duas formações se defrontam num Super Bowl. Os Chiefs procuram tornar-se na oitava equipa da história da NFL a defender com êxito o troféu. Na temporada passada bateram os San Francisco 49ers por 31-20, ganhando então o seu segundo Super Bowl. Já os Buccaneers vão estar no Super pela segunda vez na história. A anterior presença data de 2002, quando sofreram uma copiosa derrota por 48-21 frente aos Oakland Raiders.
Como é que as duas equipas chegaram até aqui?
A formação de Kansas City chegou ao Super Bowl depois de quebrar o seu recorde de vitórias na fase regular (14), tendo somado apenas duas derrotas. Afastou, depois, os Browns e os Bills nos playoffs. Já os Buccaneers obtiveram um registo de 11 vitórias e 5 derrotas na fase regular, o seu melhor desde 2005. Depois afastaram os Washington, os Saints e os Packers nos playoffs.
Quem ganhou da última vez que as duas equipas se defrontaram?
As duas equipas mediram forças a 29 de novembro, com os Chiefs a chegarem a ter uma vantagem de 17-0, mas viram o adversário reagir, acabando por ganhar por uns apertados 27-24.
Quem vai ganhar desta vez?
As casas de apostas conferem ligeiro favoritismo aos Chiefs, campeões em título.
Tom Brady, vai lá estar?
Talvez o nome mais conhecido da modalidade para quem não segue a NFL, o marido da top model brasileira Gisele Bundchen vai, aos 43 anos, disputar o 'jogo dos jogos' da do futebol americano pela 10ª vez, o que constituiu um recorde. Agora jogador dos Buccaneers, esta será, contudo, a primeira vez que disputa o encontro sem ser com a camisola dos New England Patriots, onde passou as primeiras 20 temporadas da sua carreira. Brady, que partilha já o recorde de triunfos no Super Bowl (seis), tornar-se-á no primeiro jogador de sempre a sagtar-se campeão da NFL por sete vezes.
E do outro lado, quem é a estrela?
O quarterback dos Kansas City é Patrick Mahomes, que foi eleito MVP do Super Bowl na época passada e que procura tornar-se no mais jovem quarterback de sempre a conquistar dois Super Bowls. Tem 25 anos de idade.
Vai haver público?
A capacidade do Raymond James Stadium é de 75 mil pessoas, mas apenas um terço (25 mil) poderão ver o jogo. Desses, 7500 serão profissionais da saúde já vacinados, de acordo com a NFL. Haverá barreiras a separar os adeptos dos atletas e funcionários do estádio e uma distância mínima de seis metros entre a bancada e o relvado. As lojas não aceitarão dinheiro nem terão troco. Os adeptos que forem ao estádio terão de trocar o dinheiro por cartões para comprar comida e bebida.
Há mais alguma curiosidade que deva saber?
Os Buccaneers vão ser a primeira equipa da história da NFL a disputar o Super Bowl no seu próprio estádio. O Raymond James Stadium, sua casa desde 1998, vai receber o Super Bowl pela terceira vez, depois de 2000 e 2008. O encontro vai ter como árbitro principal Carl Cheffers e da equipa de arbitragem fará parte, pela primeira vez na história do Super Bowl, uma mulher: Sarah Thomas.
Ligo pouco ao futebol americano, quero saber é quem vai atuar no intervalo...
Um concerto especial pré-jogo para os profissionais de saúde convidados - o TikTok Tailgate - terá lugar na tarde antes do jogo e será encabeçado por Miley Cyrus. O espetáculo poderá ser seguido na íntegra no TikTok.
A cantora de R&B H.E.R. irá cantar "America the Beautiful" e a jovem poetisa Amanda Gorman recitará um poema original reconhecendo os três capitães honorários do jogo que participaram da cerimônia do sorteio: a professora Trimaine Davis de Los Angeles, a enfermeira Suzie Dorner de Tampa e o veterano da Marinha James Martin.
Antes do início do encontro, Jazmine Sullivan, artista de R&B, vai cantar em dueto com Eric Church, cantor de música country, o The Star-Spangled Banner, Hino Nacional dos EUA.
O famoso 'Halftime Show', vai contar com uma atuação especial do artista canadiano The Weeknd. O espetáculo será produzido pela DPS com a Roc Nation e Jesse Collins como produtores executivos.
Depois, claro, há os sempre muito aguardados anúncios. Um dos eventos desportivos de maior audiência televisiva do mundo, o Super Bowl traz, tradicionalmente, durante seus intervalos, peças publicitárias de alto nível de produção, muitas vezes com a presença de nomes grandes de Hollywood. Este ano, entre os anúncios que serão exibidos sabe-se já que teremos direito a trailers e teasers de alguns dos principais lançamentos do mundo do cinema de 2021, como o novo filme da saga James Bond entry "007: No Time to Die", ou o há muito aguardado "Top Gun 2: Maverik". Note-se que um anúncio de 30 segundos custa qualquer coisa como...5 milhões de dólares.
Comentários