É sempre assim. Nos EUA, o primeiro domingo de fevereiro é sinónimo de Super Bowl, o jogo que decide o campeão da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos.  Coloca frente a frente os vencedores das duas conferências da Liga, a NFC e a AFC, e é o maior evento desportivo e de maior audiência televisiva do país, tendo no ano passado alcançado uma audiência de 102 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. Trata-se do evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial.

O SAPO Desporto não quer fique 'de fora' deste grande espetáculo e conta-lhe o que de mais importante precisa de saber sobre a edição deste ano, a 55ª. Sabia que pela primeira vez uma equipa vai disputar o encontro no seu próprio estádio? E que o lendário Tom Brady pode fazer (mais) história? Ou que pela primeira vez haverá uma mulher a integrar a equipa de arbitragem? E sabe quem vai atuar no sempre muito aguardado 'half-time show'? E quanto custa um anúncio no intervalo do encontro? Confira tudo isso e muito mais...

Onde vai ser o jogo?

A edição 55 do Super Bowl vai ser jogada no Raymond James Stadium, em Tampa Bay, na Florida. Esta será a 17ª ediçãop do Super Bowl jogada na Florida. A cidade de Tampa vai receber o jogo pela quinta vez, enquanto Miami recebeu o encontro por 11 ocasiões e Jacksonville por uma.

A que horas começa?

O Super Bowl LV tem pontapé de saída marcado para as 18h30 locais, 23h30 em Portugal continental.

Quem vai estar frente a frente?

O encontro vai colocar frente a frente os Kansas City Chiefs e os Tampa Bay Buccaneers. Será a primeira vez que as duas formações se defrontam num Super Bowl. Os Chiefs procuram tornar-se na oitava equipa da história da NFL a defender com êxito o troféu. Na temporada passada bateram os San Francisco 49ers por 31-20, ganhando então o seu segundo Super Bowl. Já os Buccaneers vão estar no Super pela segunda vez na história. A anterior presença data de 2002, quando sofreram uma copiosa derrota por 48-21 frente aos Oakland Raiders.

Como é que as duas equipas chegaram até aqui?

A formação de Kansas City chegou ao Super Bowl depois de quebrar o seu recorde de vitórias na fase regular (14), tendo somado apenas duas derrotas. Afastou, depois, os Browns e os Bills nos playoffs. Já os Buccaneers obtiveram um registo de 11 vitórias e 5 derrotas na fase regular, o seu melhor desde 2005. Depois afastaram os Washington, os Saints e os Packers nos playoffs.

Quem ganhou da última vez que as duas equipas se defrontaram?

As duas equipas mediram forças a 29 de novembro, com os Chiefs a chegarem a ter uma vantagem de 17-0, mas viram o adversário reagir, acabando por ganhar por uns apertados 27-24.

Quem vai ganhar desta vez?

As casas de apostas conferem ligeiro favoritismo aos Chiefs, campeões em título.

Tom Brady, vai lá estar?

Aos 43 anos, Tom Brady pode fazer (mais) história na NFL
Aos 43 anos, Tom Brady pode fazer (mais) história na NFL créditos: 2021 Getty Images

Talvez o nome mais conhecido da modalidade para quem não segue a NFL, o marido da top model brasileira Gisele Bundchen vai, aos 43 anos, disputar o 'jogo dos jogos' da do futebol americano pela 10ª vez, o que constituiu um recorde. Agora jogador dos Buccaneers, esta será, contudo, a primeira vez que disputa o encontro sem ser com a camisola dos New England Patriots, onde passou as primeiras 20 temporadas da sua carreira. Brady, que partilha já o recorde de triunfos no Super Bowl (seis), tornar-se-á no primeiro jogador de sempre a sagtar-se campeão da NFL por sete vezes.

E do outro lado, quem é a estrela?

O quarterback dos Kansas City é Patrick Mahomes, que foi eleito MVP do Super Bowl na época passada e que procura tornar-se no mais jovem quarterback de sempre a conquistar dois Super Bowls. Tem 25 anos de idade.

Vai haver público?

A capacidade do Raymond James Stadium é de 75 mil pessoas, mas apenas um terço (25 mil) poderão ver o jogo. Desses, 7500 serão profissionais da saúde já vacinados, de acordo com a NFL. Haverá barreiras a separar os adeptos dos atletas e funcionários do estádio e uma distância mínima de seis metros entre a bancada e o relvado. As lojas não aceitarão dinheiro nem terão troco. Os adeptos que forem ao estádio terão de trocar o dinheiro por cartões para comprar comida e bebida.

Há mais alguma curiosidade que deva saber?

Os Buccaneers vão ser a primeira equipa da história da NFL a disputar o Super Bowl no seu próprio estádio. O Raymond James Stadium, sua casa desde 1998, vai receber o Super Bowl pela terceira vez, depois de 2000 e 2008. O encontro vai ter como árbitro principal Carl Cheffers e da equipa de arbitragem fará parte, pela primeira vez na história do Super Bowl, uma mulher: Sarah Thomas.

Ligo pouco ao futebol americano, quero saber é quem vai atuar no intervalo...

Um concerto especial pré-jogo para os profissionais de saúde convidados - o TikTok Tailgate - terá lugar na tarde antes do jogo e será encabeçado por Miley Cyrus. O espetáculo poderá ser seguido na íntegra no TikTok.

A cantora de R&B H.E.R. irá cantar "America the Beautiful" e a jovem poetisa Amanda Gorman recitará um poema original reconhecendo os três capitães honorários do jogo que participaram da cerimônia do sorteio: a professora Trimaine Davis de Los Angeles, a enfermeira Suzie Dorner de Tampa e o veterano da Marinha James Martin.

Antes do início do encontro, Jazmine Sullivan, artista de R&B, vai cantar em dueto com Eric Church, cantor de música country, o The Star-Spangled Banner, Hino Nacional dos EUA.

O famoso 'Halftime Show', vai contar com uma atuação especial do artista canadiano The Weeknd. O espetáculo será produzido pela DPS com a Roc Nation e Jesse Collins como produtores executivos.

Depois, claro, há os sempre muito aguardados anúncios. Um dos eventos desportivos de maior audiência televisiva do mundo, o Super Bowl traz, tradicionalmente, durante seus intervalos, peças publicitárias de alto nível de produção, muitas vezes com a presença de nomes grandes de Hollywood. Este ano, entre os anúncios que serão exibidos sabe-se já que teremos direito a trailers e teasers de alguns dos principais lançamentos do mundo do cinema de 2021, como o novo filme da saga James Bond entry "007: No Time to Die", ou o há muito aguardado "Top Gun 2: Maverik". Note-se que um anúncio de 30 segundos custa qualquer coisa como...5 milhões de dólares.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.