A 52ª edição do Superbowl disputa-se este domingo com o intuito de descobrir quem é o campeão da NFL temporada 2017/18. O encontro que decide quem vence a liga norte-americana de futebol americano joga-se no Minessota com New England Patriots e Philadelphia Eagles vão entrar em campo para tentar conquistar o troféu Vince Lombardi.

Na antecâmara de um dos eventos desportivos mais esperados do ano, o SAPO Desporto traz-lhe tudo o que precisa de saber sobre o encontro.

O Superbowl é o nome dado à final da liga norte-americana de futebol americano. Coloca em oposição o vencedor da Conferência AFC e o vencedor da conferência NFC num único jogo que define o vencedor. O estádio da partida é escolhido com antecedência sem saber quem são os finalistas. Na história, nunca nenhuma equipa jogou a final do Superbowl em ‘casa’.

A disputa do título entre as duas conferências foi criado como parte de um acordo da fusão entre as duas ligas rivais em 1966. Na altura ficou decidido que ambas as ligas definiriam um campeão que enfrentava o vencedor da conferência oponente para encontrar o campeão do Mundo, uma prática que se mantém apesar das três primeiras decisões – Superbowl I, II e III como são reconhecidos agora – terem sido disputados sobre outra nomenclatura.

Em jogo está o titulo de campeão bem como o troféu Vince Lombardi, uma bola de futebol americano feita em prata maciça em homenagem ao treinador que venceu as duas primeiras edições no comando dos Green Bay Packers.

Troféu da NFL
The Vince Lombardi Trophy is viewed at the NFL Experience at the George R. Brown Convention Center February 3, 2017 in Houston, Texas two days before the New England Patriots play the Atlanta Falcons in Super Bowl 51. / AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY créditos: AFP or licensors

O técnico morreu em 1970 vítima de cancro, mas fica para sempre com um lugar reservado na história do futebol americano e da NFL. Todos os anos, a empresa Tiffany & Co Forrest Hills cria um novo galardão de raiz em Cumberland, Rhode Island. Os Baltimore Colts ficam na história como a primeira formação a vencer o troféu.

New England Patriots e Philadelphia Eagles: A ‘estrada’ para o Superbowl.

Os protagonistas da 52º edição do SuperBowl são os New England Patriots e os Philadelphia Eagles. As duas equipas venceram as respetivas conferências para disputarem o maior jogo de toda a época da NFL e têm um registo igual no que toca a vitórias e derrotas esta época – 15 vitórias e três derrotas.

De acordo com a imprensa norte-americana, os Patriots chegam com estatuto de favorito ao embate que vai decorrer no U.S. Bank Stadium, no Estado do Minnesota.

A equipa liderada por Tom Brady é campeã em título e assegurou a presença nos play-offs com bastante tranquilidade sem necessidade de ser ‘wildcard’. No Divisional Round, equivalente aos quartos de final, os Patriots bateram os Titans por 35-14 com Tom Brady em destaque. O quarterback assinou três passes para touchdown e mais de 330 jardas no encontro.

Tudo o que precisa de saber sobre a NFL
Tudo o que precisa de saber sobre a NFL
Ver artigo

No jogo de título da AFC, a meia final antes do SuperBowl, os Patriots tiveram pela frente os Jacksonville Jaguars. Tal como na partida anterior, Tom Brady foi decisivo. O norte-americano operou a reviravolta no quarto período quando os Jaguars venciam por 20-10.  Numa parte final de loucos, os Patriots garantiram a vitória bem como a passagem para a discussão da NFL.

Na conferência oposta, os Philadelphia Eagles entraram em campo para jogar os ‘quartos de final’ dos play-offs depois de uma fase regular em que não sentiram grandes dificuldades a garantir o apuramento. No jogo de conferência, sem o quarterback titular, os Eagles defrontaram os Atlanta Falcons num encontro em que não eram favoritos  mas acabaram por triunfar por 14-10 num triunfo ‘tirado a ferros’.

Na final de conferência, os Eagles defrontaram os Minessota Vikings que estavam numa série de bons resultados e moralizados por terem a oportunidade de poder jogar uma final da NFL em casa. No entanto, a formação de Minnesota foi goleada pelos Eagles que terminaram o encontro com uma vantagem de 38-7.

‘Espetáculo’ até no intervalo do jogo

Uma das tradições do Superbowl é a sessão de entretenimento que decorre no intervalo do encontro. O ‘Halftime show’ é um dos momentos altos com convidados de alto gabarito que ficam encarregues de animar o estádio enquanto os jogadores fazem uma pausa.

Na edição do ano passado, o Halftime Show foi entregue a Lady Gaga. A artista norte-americana começou o espetáculo com um salto simulado do topo do estádio para o relvado.

Recorde a atuação do ano passado:

Este ano, a responsabilidade de organizar e atuar no Halftime Show está nas mãos de Justin Timberlake. O cantor foi escolhido em outubro para a edição deste ano do Superbowl.

Patriots estão de regresso ao palco das grandes decisões

Os Patriots estão, de novo, no Superbowl para defenderem o título que conquistaram na temporada passada. Na 51ª edição da final da NFL, a formação de New England venceu os Atlanta Falcons para conquistar o anel de campeão pela quarta vez nas oito finais disputadas.

A final do ano passada fica marcada por vários recordes que caíram. À partida, a maior recuperação de sempre num Superbowl visto que os Patriots chegaram a estar a perder por 28-3 e empataram no tempo regulamentar vencendo o título no prolongamento.

Falando em prolongamento, a final do ano passado foi a primeira a ter prolongamento na história da prova. Dentro do relvado, Tom Brady escreveu mais um capitulo na sua caminhada rumo ao Hall of Fame da NFL. O quarterback liderou a equipa para o quinto título sendo que todos foram conquistados consigo na posição central.

Como assistir ao SuperBowl em Portugal?

A transmissão do encontro está reservada à cadeia de televisão NBC nos Estados Unidos, mas há mais do que uma forma de poder assistir ao encontro em Portugal. Na televisão, a SportTV vai transmitir o jogo que arranca às 23h30, hora portuguesa numa emissão especial.

Em alternativa à SportTV, o site Digital Trends reuniu um guia de opções alternativas para acompanhar o jogo que vão desde streaming a aplicações de telemóvel.

No caso do Streaming, o site explica que há vários portais que permitem um período de licença grátis que pode ser utilizado para assistir ao encontro embora a licença seja somente por uns dias. Android TV, Apple TV, Fire TV, Roku e Xbox One são as opções apresentadas.

Em termos de aplicações móveis, a Digital Trends aponta para a NBC como melhor escolha. A aplicação da cadeia de televisão vai transmitir o jogo, uma vez que tem transmissão em ‘mobile’ do que passa na antena do canal. A aplicação do canal está disponível para IOS e Android.