Com um número recorde de participantes, o Campeonato Nacional reuniu, no último fim de semana, os melhores talentos portugueses do Wakeboard, Wakeskate e, pela primeira vez, do Wakesurf.
O objetivo de recuperar o ímpeto perdido devido à pandemia de COVID-19 e demonstrar a vitalidade destas modalidades aquáticas de alto nível técnico foi amplamente alcançado. Organizado pela Nautique Portugal, em cooperação com a Federação Portuguesa de Motonáutica, o Campeonato Nacional de Wakeboard animou a Barragem de Castelo de Bode, concentrando todas as atenções na praia fluvial do Trízio nos dias 7 e 8 de outubro.
O primeiro sinal positivo foi o recorde de inscritos em vários escalões, totalizando 64 atletas que exibiram a dinâmica e espetáculo do Wakeboard, Wakeskate e, pela primeira vez, do Wakesurf. A competição seguiu as regulamentações da IWWF (Federação Internacional de Esqui Aquático e Wakeboard) e coroou os campeões nacionais em várias categorias. Houve espaço para todos, desde os que estão dando os primeiros passos (Categoria Promoção) até os atletas mais competitivos (Categoria Open), incluindo também os jovens talentos e os veteranos (Categoria Masters).
O Diretor de Prova, Vasco Trindade, expressou sua satisfação no final dos dois dias de competição: "O balanço é extremamente positivo e conseguimos demonstrar que as modalidades de Wakeboard, Wakeskate e Wakesurf estão vivas e recomendam-se. Foi um trabalho árduo, mas que valeu a pena, permitindo retomar uma atividade que foi bastante afetada pela COVID-19. Tenho certeza de que, daqui para frente, continuará a crescer".
Do ponto de vista competitivo, merecem destaque os títulos conquistados por Alice Faustino e Bernardo Branco, os novos Campeões Nacionais de Wakeboard Open. Com apenas 14 anos, Alice surpreendeu a concorrência: "Acabei de voltar do Campeonato do Mundo e acredito que isso me deu confiança e motivação para vencer aqui". Quanto a Bernardo Branco, de 28 anos, ele afirmou: "Este foi apenas mais um título para acrescentar à minha coleção, mas estou feliz em ver que a modalidade está se renovando com novos talentos que prometem contribuir muito para Portugal".
Comentários