Miguel Oliveira vai partir da 18.ª posição da "grelha" de Moto3 do Grande Prémio do Japão, 16.ª prova do Mundial de motociclismo, cuja sessão de qualificação foi hoje marcada pelas más condições atmosféricas.

Depois de o nevoeiro e as fortes chuvas terem cancelado os treinos livres de sexta-feira e de hoje, as motas sairam finalmente das boxes diretamente para qualificação, que começou ligeiramente atrasada, e Miguel Oliveira não foi um dos que não se adaptou ao piso molhado do circuito de Motegi, rondando na melhor das suas 20 voltas em 2.12,287 minutos.

O piloto de Almada, que subiu ao pódio há duas semanas, alcançando o terceiro posto na Malásia, foi praticamente três segundos mais lento do que o espanhol Alex Rins (KTM), autor de um registo de 2.09,387 minutos que lhe garantiu a "pole position" para a corrida de domingo.

«O dia foi bastante atípico, tal como todo o fim-de-semana. Tive apenas a qualificação durante estes dois dias, tendo sido com o piso molhado. Durante o treino senti-me sempre pouco confortável com a moto nestas condições, tendo condicionado o resultado final», afirmou Miguel Oliveira.

Rins, candidato ao título mundial, vai largar ao lado de dois compatriotas, o rival Maverick Viñales (KTM) e o seu companheiro de equipa Alex Marquez (KTM), enquanto o líder do mundial, o também espanhol Luis Salom (KTM) sairá da quarta posição, na segunda linha.

Com duas provas por disputar (Japão e Comunidade Valênciana), Salom soma 300 pontos, mais cinco do que Rins, e pode conquistar o título em Motegi, mas tem de ganhar e esperar que o adversário não faça melhor do que o 11.º lugar. Miguel Oliveira é o sexto, com 131 pontos.

Ao contrário da qualificação, as previsões para domingo apontam para bom tempo, o que deixa antever uma corrida com piso seco, e em vez do habitual "warm-up" os pilotos terão uma sessão alargada de 40 minutos para se adaptarem à pista, para compensar o cancelamentos dos treinos livres.

«Estou confiante, apesar de sair da sexta linha, pois temos uma afinação base muito estável. Terei de recuperar algumas posições, mas tentarei fazê-lo com precaução e tendo como objetivo recolher o máximo de pontos, com o intuito de consolidar a sexta posição no campeonato», disse Miguel Oliveira.

Em MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) conquistou a "pole-position", à frente do compatriota e rival Marc Marquez (Honda), que pode conquistar o título mundial no Japão, no seu ano de estreia na categoria rainha. O terceiro piloto na luta pelo cetro, o também espanhol Dani Pedrosa (Honda), fez o quarto tempo, atrás do norte-americano Nicky Hayden (Ducati), enquanto o italiano Valentino Rossi (Yamaha) foi o quinto.

Na qualificação de Moto2, em que os pilotos não se confrontaram com tanta água, o finlandês Mika Kallio (Kalex) foi o mais rápido, à frente do belga Xavier Simeon (Kalex) e do francês Johann Zarco (Suter). O espanhol Pol Espargaró (Kalex), líder do Mundial, fez o sétimo tempo, enquanto o inglês Scott Redding (Kalex), seu principal adversário, não fez melhor do que o 15.º, uma semana depois de ter fraturado um pulso na Austrália.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.