O belga Thierry Neuville, atual segundo classificado no Mundial de ralis, vai assinar um contrato «de vários anos» pela Hyundai, anunciou hoje a marca sul-coreana, em comunicado.

Neuville, de 25 anos, que subiu ao pódio nas seis últimas provas, entre as quais quatro segundos lugares, ao volante de um Ford Fiesta RS, vai ser o primeiro piloto da formação asiática, que vai estrear em 2014 o i20 WRC.

«O Thierry está a ter uma época de 2013 fantástica e está a provar-se a si mesmo que é um dos mais entusiasmantes jovens pilotos do WRC. A sua velocidade, habilidade de condução fazem dele o líder ideal para a Hyundai», afirmou o responsável pela equipa sul-coreana, Michel Nandan, citado pelo sítio oficial do Mundial de ralis.

O piloto belga vai estrear-se ao volante do novo i20 em janeiro de 2014, no Rali de Monte Carlo, naquele que vai ser a primeira das 13 provas que vai disputar ao lado do seu navegador, Nicolas Gilsoul.

«É uma jovem, emergente e ambiciosa equipa de fábrica com objetivos a longo prazo para vencer o campeonato e eu tinha aspirações de chegar a uma equipa de fábrica», afirmou Neuville, assumindo-se «impressionado com as condições» e com o «claro potencial» da Hyundai.

Neuville ocupa o segundo lugar da classificação de pilotos, atrás do francês Sebastien Ogier (VW Polo R WRC), que já assegurou o título de campeão de 2013, quando ainda falta disputar o Rali de Gales, entre 14 e 17 de novembro.

O belga cumpre a sua segunda temporada no WRC, depois de se ter estreado com um sétimo lugar final em 2012, então ao volante de um Citroen DS3.