Valtteri Bottas cedeu a Hamilton a vitória no Grande Prémio da Rússia em Fórmula 1, realizado este domingo no circuito de Sochi, o que deixa o inglês mais confortável na liderança. O finlandês seguia atrás de Verstappen (que era líder mas tinha de parar) quando a Mercedes pediu a Bottas para deixar Hamilton passar. O campeão do Mundo já tinha ultrapassado Vettel depois de perder o segundo lugar na paragem nas 'boxes' mas a estratégia da equipa recolocou-o na liderança até a vitória.

Apesar de considerar que a decisão da equipa “foi correta”, tendo em conta a luta pelas vitórias nos Mundiais de pilotos e construtores, Hamilton não festejou o triunfo.

"Foi um dia difícil, Valtteri foi um cavalheiro ao deixar-me passar. Ele merecia vencer, mas hoje foi um trabalho de equipa”, afirmou o britânico, que somou o 70.º triunfo na carreira e o terceiro em Sochi.

Bottas, que abrandou para se deixar ultrapassar por Hamilton a pouco mais de meio da corrida, falou mais da ‘dobradinha’ da Mercedes do que do resultado individual.

"Este foi um dia difícil, o resultado da equipa foi bom, mas pessoalmente, como todos viram, foi um pouco complicado. O Lewis está a lutar pelo campeonato, por isso temos um plano", afirmou. O finlandês foi segundo, depois de ter largado da 'pole', subiu ao 3.º lugar do Mundial de pilotos, por troca com Raikkonen (Ferrari).

Hamilton soma 306 pontos, mais 50 do que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que foi terceiro na Rússia, e mais 117 do que Bottas, que subiu ao terceiro lugar do Mundial de pilotos, por troca com o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari).

Max Verstappen largou do último lugar, foi colecionando ultrapassagens mas não foi além do 5.º posto, atrás de Raikkonen e à frente do seu colega de equipa, Daniel Ricciardo. Chegou a liderar durante algumas voltas, quando os da frente pararam para trocar de pneus.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1, a 17.ª das 21 do calendário, vai ser disputada em 07 de outubro, no Japão.

Veja o resumo da corrida!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.