O piloto da província de Luanda, Zeferino Fernandes “Zé Cazenga”, venceu, no sábado, o grande prémio “Cidade de Malanje em Motocross” ao concluir as duas mangas na classe dos 250 centímetros cúbicos com 70 pontos.

O piloto Ricardo Jorge ficou em segundo lugar da prova, terminando a primeira manga com 22 pontos e a segunda com 30, enquanto a terceira posição coube ao piloto Garcia Paulo que terminou as duas mangas com 42 pontos.

Já na categoria dos 150 centímetros cúbicos, sagrou-se campeão o piloto Etelvino Sebastião ao terminar as duas mangas com 70 pontos, seguindo-se os atletas Augusto Ngongo com 61 pontos e José Carlos com 52, todos da associação provincial de motocross de Luanda.

Com vista a massificar a modalidade na província a organização da prova, implementou a corrida para os moto-taxista, vulgo cupapatas, em que teve como 1º e 2º classificados Adão Graça e Milton Gomes ambos de Luanda, enquanto Felipe Bravo de Malanje foi o terceiro classificado.

Na ocasião, o diretor de disciplina do conselho geral de motocross, Carlos Soweto, fez saber que o objetivo da federação angolana dos desportos motorizados para este ano é de expandir e massificar a modalidade no interior do país, e grande prémio cidade de Malanje serviu de lançamento do projeto.

Carlos Soweto mostrou-se indignado pelo facto da pista de Malanje ser utilizada apenas nas festividades da cidade, pelo que deve ser mais explorado.

O responsável aproveitou a ocasião para exortar o governo da província, no sentido de apoiar a massificação do motocross a nível local, com vista a se fazer o uso constante da pista internacional e consequentemente a sua manutenção.

A prova enquadrou-se nas festividades dos 83 anos da cidade de Malanje e contou com a participação de 14 pilotos da categoria dos 250 centímetros cúbicos, sendo 13 provenientes de Luanda e um de Malanje e 12 pilotos de Luanda da categoria dos 150 centímetros cúbicos.