Angélica André conquistou, este sábado, a medalha de bronze nos 10 km do Mundial de Doha, no Qatar, com um tempo de 1h57m28s. A nadadora portuguesa garante assim presença nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.

Esta foi a melhor classificação de sempre num mundial para Portugal em águas abertas. A portuguesa partilhou o pódio com a medalha de ouro, a neerlandesa Sharon Van Rouwendaal, com 1h57m26,80s, e com a medalha de prata, a espanhola Maria de Valdes, com 1h57m26,90s.

"Não tenho palavras para expressar a alegria por esta medalha de bronze. Estou mesmo muito contente com este resultado, um resultado para mim e para todos que me acompanham nesta carreira: FC Porto, Federação, Portugal. A primeira medalha no sector feminino", afirmou em declarações à Federação Portuguesa de Natação.

"Senti que poderia chegar às medalhas quando na última volta, faltava duas boias, senti que estava com força suficiente para lutar pelo pódio. Claro que tínhamos consciência que isso poderia acontecer, nunca o dissemos, mas sabíamos que tínhamos potencial para lutar por isso", concluiu.

A outra nadadora portuguesa em prova, Mafalda Rosa, terminou na 19.ª posição, com 1h57m52s.

Angélica André repete assim a presença nos Jogos Olímpicos, depois de ter estado presente em Tóquio'2020. Portugal já assegurou presença em nove modalidades, com 26 quotas equivalentes a 30 desportistas.