O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, destacou, esta sábado a “conquista histórica” de Angélica André, que venceu a medalha de bronze nos 10 quilómetros de águas abertas dos Mundiais de natação, em Doha.

“Conquista histórica! Medalha de bronze para a nadadora Angélica André, na prova olímpica de 10 km em águas abertas. É o melhor resultado da história da natação portuguesa em campeonatos do mundo e garante presença em Paris2024. Muitos Parabéns!”, escreveu o governante na sua conta oficial na rede social X.

Além de ter conquistado a medalha de bronze, Angélica André assegurou automaticamente a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.

A nadadora lusa cumpriu a prova em 1:57.28,20 horas, arrecadando o último lugar do pódio, atrás da vencedora, a neeerlandesa Sharon van Rouwendaal (1:57.26, 80), e da espanhola Maria de Valdês (1:57.26,90), segunda classificada.

Angélica André, de 29 anos, conseguiu pela primeira vez atingir o pódio num Mundial de natação, garantindo, ao mesmo tempo, a presença em Paris2024.

Nesta altura, são nove o número de modalidades asseguradas em Paris2024 pela Missão portuguesa, com 26 quotas equivalentes a 30 desportistas - o ciclismo de estrada masculino (prova em linha e contrarrelógio), o K2 500 (canoagem), a classe 470 mista (vela) são representados por dois atletas cada, e agora a equipa de dressage contribui com três.