A nadadora portuguesa Francisca Martins alcançou hoje o seu primeiro objetivo nos Europeus, ao conseguir qualificar-se para a final dos 800 metros livres em Belgrado, com o sétimo melhor tempo das eliminatórias.

“O primeiro objetivo desta prova era ver como reagia a tudo, à piscina, à rotina toda até à prova. O objetivo era fazer final e estou lá, por isso, acho que o objetivo foi cumprido”, assumiu, à agência Lusa.

A portuguesa, de 20 anos, foi quarta na sua eliminatória, com um tempo de 8.47,80 minutos, terminando em sétima entre as apuradas para a final de quarta-feira, às 19:57 locais (18:57 em Lisboa).

“Na final, primeiro é fazer o meu recorde pessoal e depois tentar lutar pelo melhor lugar possível”, disse a nadadora, que tem 8.36,95 minutos como melhor marca na distância.

Francisca Martins arrancou muito forte e fez as três primeiras voltas na frente da corrida, admitindo que essa é a sua forma de nadar, em que entra “um bocado mais rápido do que o resto das nadadoras”.

Eu sou boa na primeira parte, consigo entrar a um ritmo confortável, a um ritmo forte, mas a nadar confortável. Amanhã [na terça-feira] vou tentar fazer o mesmo, mas tentar aguentar bem melhor a segunda parte”, assumiu.