Os campeonatos nacionais de natação absolutos e de juniores e juvenis, vão acolher 629 atletas na Madeira, de 22 a 25 de março, esperando a federação a obtenção de “grandes resultados”.

Na apresentação, hoje, no Funchal, o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, disse que ambiciona uns "excelentes campeonatos, com grandes resultados" e admitiu que "não tem sido tarefa fácil levar a natação a todos os cantos de Portugal".

Como tal, a Federação "assumiu a responsabilidade", em ajuda com o Governo Regional da Madeira na deslocação dos nadadores para a ilha.

António José Silva destacou ainda as "excelentes condições" das piscinas olímpicas do Funchal que vão acolher o evento e revelou intenção de organizar mais provas internacionais no país.

Com a presença de atletas como Alexis Santos e Victoria Kaminskaya, a prova é vista com grande importância para os Europeus absolutos e de juniores, que decorrem em Glasgow, na Escócia, de 03 a 09 de agosto, e ainda para os Jogos Olímpicos de Juventude, organizados em Buenos Aires, de 06 a 18 de outubro.

O presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva, considerou uma "honra, mas também uma grande responsabilidade" em receber a competição.

A cerimónia de abertura está marcada para quinta-feira, primeiro dia da prova, às 17:30, o que vai coincidir com a entrega das primeiras medalhas.