A portuguesa Mafalda Rosa foi hoje 12.ª classificada na prova de 10 quilómetros em águas abertas, no Campeonato da Europa Belgrado2024, enquanto Diogo Cardoso foi 19.º na prova masculina.

A jovem portuguesa chegou a seguir em primeiro lugar e acabou com um bom tempo, terminando os 10.000 metros em 2:01.29,9 horas, a 35 segundos da primeira classificada, a alemã Leonie Beck.

A bicampeã mundial em Fukuoka2023, nos 5 e nos 10 quilómetros, e campeã europeia de 2022 voltou a impor-se ao pelotão, batendo duas italianas pelo lugar mais alto do pódio – Barbara Pozzobon foi segunda, a apenas um centésimo do ouro, com Giulia Gabbrielleschi a mais de três segundos, no terceiro posto.

Portugal não contou nesta prova com Angélica André, já qualificada para os Jogos Olímpicos Paris2024 e medalha de bronze nos Mundiais de Doha2024, lugar que já havia alcançado nos Europeus de Roma2022.

“Liderei um pouco a prova, mas com um ritmo baixo, ainda estava no início. Tentei manter a minha posição no grupo da frente, mas a partir da quinta volta comecei a perder alguns lugares. Foi uma prova bem nadada, com alguns pormenores ainda por corrigir, mas com resultado final dentro das expectativas”, declarou Mafalda Rosa, citada pela Federação Portuguesa de Natação.

Na corrida masculina, impôs-se o italiano Gregório Paltrinieri, bronze nesta prova em Tóquio2020 depois de outros dois pódios olímpicos, mas na piscina, concluindo esta final com 1:49.19,6 horas.

Paltrinieri, de 29 anos, mostrou credenciais a caminho de Paris2024 com o sexto título europeu em águas abertas, batendo por 21,4 segundos o francês Marc-Antoine Olivier, segundo, deixando o húngaro David Betlehem no terceiro posto.

Diogo Cardoso, por seu lado, concluiu a prova no 19.º posto, com um tempo de 1:53.58,6 horas.

As provas de cinco quilómetros estão marcados para a manhã de quinta-feira em Belgrado.

A participação portuguesa em Belgrado2024 arrancou na terça-feira na natação artística, com Filipa Faria a acabar na 17.ª posição a prova de solo técnico, disputando hoje, com Daniel Ascenso, a competição de dueto misto livre.