O presidente do Benfica, Rui Costa, realçou hoje o "feito de dimensão global" alcançado por Diogo Ribeiro, que conquistou hoje a medalha de ouro nos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar.

"Notável este feito de dimensão global, um orgulho e uma emoção enormes para toda a família benfiquista. Expresso, em nome do Sport Lisboa e Benfica, a minha admiração e o meu profundo reconhecimento por este extraordinário feito em Doha", destacou Rui Costa através do portal de internet dos 'encarnados'.

Diogo Ribeiro conquistou a sua segunda medalha na disciplina, em Doha, ao nadar a distância em 22,97 segundos, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07) e do australiano Cameron McEvoy (23,08), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

"Campeão do mundo de 50 metros mariposa. Primeiro nadador português a conquistar uma medalha de ouro em mundiais. Que grandeza! É uma enorme emoção e uma distinta honra assistir a este momento, Diogo Ribeiro, e ver-te elevar o nome de Portugal e do Benfica", rematou Rui Costa.

Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano o primeiro luso a chegar a duas finais.

"Não tenho palavras neste momento. O inicio não foi bom mas estou muito feliz por ser campeão do mundo", reagiu o nadador do Benfica, de 19 anos, imediatamente após a prova.

O atleta luso, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.