O evento teste de râguebi em cadeira de rodas foi hoje cancelado, como medida de prevenção da propagação do coronavírus Covid-19, anunciaram hoje os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 em comunicado.

O evento iria decorrer entre os dias 12 e 15 de março, em Tóquio, com a participação de atletas japoneses e internacionais.

O cancelamento deve-se à decisão do Governo japonês de cancelar eventos culturais e desportivos com assistência massiva, para prevenir a propagação do coronavírus.

“Ainda assim, Tóquio2020 realizará a prova de alguma forma em abril, depois de garantir a segurança [dos participantes]” explicaram o Comité Japonês, o Comité Paralímpico Internacional (IPC) e a Federação Internacional de râguebi em cadeira de rodas.

O evento teste de escalada agendado para 06 e 07 de março acontecerá sem atletas, sendo realizado por membros da organização para comprovar a qualidade das infraestruturas.

A organização tem pendente 17 eventos testes, o último em 08 de maio. O mais significativo é o de ginástica, de 04 a 06 de abril, em que se espera a participação de atletas estrangeiros.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 devem realizar-se entre 24 de julho e 09 de agosto, seguidos dos Paralímpicos entre 25 de agosto e 06 de setembro.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco “muito elevado”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.